A importância do ensino bilíngue para uma educação de qualidade
Diante do aumento da demanda, a modalidade de ensino bilíngue apresentou um crescimento de 10% no número de escolas no Brasil nos últimos cinco anos, de acordo com a Associação Brasileira de Ensino Bilíngue (Abebi). Essa aprendizagem se mostra crucial para a educação básica no Brasil, conforme reforçado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao destacar que “aprender a língua inglesa propicia a criação de novas formas de engajamento e participação dos alunos em um mundo social cada vez mais globalizado e plural”.
De acordo com Vinícius Fernandes, assessor pedagógico da Eduall, solução bilíngue da SOMOS Educação, a aprendizagem da língua inglesa vai além do simples aprendizado de um idioma: ela abre portas. “O bilinguismo não só fortalece o pensamento crítico dos estudantes, como também exerce um papel fundamental no exercício da cidadania global”, afirma.
Com o intuito de mostrar a importância desta metodologia na vida dos estudantes, Fernandes destaca três tópicos que demonstram a importância do bilinguismo na educação. Confira:
O Bilíngue e o acesso ao conhecimento
Para Fernandes, a capacidade de falar uma segunda língua, especialmente o inglês, fortalece as conexões neurais, resultando em um cérebro mais eficiente. Este aprimoramento cognitivo não se restringe apenas ao aprendizado de idiomas, mas também impacta outras áreas do conhecimento. Em um mundo globalizado e digital, o inglês funciona como uma língua franca, falada por mais não-nativos do que nativos, e sua proficiência pode ampliar significativamente as oportunidades pessoais e profissionais.
Oportunidades online e internacionais para indivíduos bilíngues
Para indivíduos fluentes em mais de um idioma, especialmente o inglês, há uma vasta gama de oportunidades online e internacionais. Essas oportunidades incluem acesso a cursos em inglês, bibliotecas virtuais como a Bookr, tours digitais por museus ao redor do mundo e programas de intercâmbio de trabalho e estudo. Além disso, sites de pesquisa internacionais e workshops internacionais oferecem a chance de aprimorar as competências linguísticas e culturais.
Aproveitando as oportunidades para o desenvolvimento linguístico
Estudantes bilíngues podem tirar proveito para aprimorar suas habilidades linguísticas e culturais, de acordo com o especialista. “Por exemplo, ao participar de um tour digital em inglês por um museu internacional, os alunos podem expandir seu vocabulário e compreensão cultural simultaneamente. Programas de intercâmbio proporcionam uma imersão total em uma cultura de língua estrangeira, permitindo a prática contínua do idioma e uma rica troca cultural. Essas experiências não só melhoram a proficiência linguística, mas também desenvolvem habilidades sociais e culturais valiosas”, comenta.