Logo Folha de Pernambuco

Alunos escrevem livros inspirados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Divulgação

Em conformidade com a filosofia do renomado educador Paulo Freire, que defende a educação como ferramenta de empoderamento individual e transformação social, os alunos do Colégio Grande Passo, situado em Boa Viagem, estão participando do maior projeto de incentivo à leitura e escrita da América Latina, a Estante Mágica. Sob a orientação da professora de Língua Portuguesa, Luíza Ferraz, os estudantes estão imersos na criação de livros com o propósito de promover a conscientização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o ano de 2030.

Dentro desta iniciativa, cada turma teve a oportunidade de analisar os objetivos propostos na Agenda 2030, escolhendo um deles como foco para desenvolver um projeto, entre eles: Fome zero e agricultura sustentável; Redução das desigualdades; Ação contra a mudança global do clima e Vida terrestre. Com dedicação e criatividade, os alunos do 5º ano se uniram parceiros ativos na promoção de um desenvolvimento sustentável em nosso planeta. 

"Utilizando os objetivos da Agenda 2030 como fonte de inspiração para os enredos de suas histórias, os estudantes têm como meta despertar nos leitores a consciência sobre a importância de mudanças de atitude em prol da preservação do nosso planeta. Essa abordagem reflete uma compreensão profunda dos desafios globais que enfrentamos atualmente, ressaltando a urgência de ações em prol da sustentabilidade, igualdade e justiça social", explicou a professora Luiza Ferraz. 

A diretora do Colégio Grande Passo, Solange Mota, ressalta a importância desses princípios na formação dos alunos: "Uma das propostas pedagógicas do nosso Colégio é criar oportunidades para que o estudante se torne progressivamente um usuário competente da sua própria língua, possibilitando a resolução de problemas do cotidiano através da leitura e da escrita, que são condições indispensáveis ao exercício da cidadania", enfatizou.

A parceria entre o Colégio Grande Passo e a Estante Mágica tem sido um verdadeiro encontro mágico para os alunos do 5º ano, que se sentem ainda mais motivados a procurar soluções para o desenvolvimento sustentável. As educadoras Luíza Ferraz, Ruth Bezerra e Aline Lima destacam a importância desse projeto na formação de jovens autores.

"Este projeto é um exemplo inspirador do compromisso do Colégio Grande Passo com a formação de cidadãos conscientes e ativos, que busca soluções para os desafios globais enquanto nutrem sua paixão pela leitura e escrita. A comunidade escolar está ansiosa para ver as criações literárias dos estudantes e para comemorar os resultados dessa colaboração com a Estante Mágica", completou a professora.

Estante Mágica - A Estante Mágica é reconhecida como um negócio social com a missão de proporcionar experiências marcantes para alunos de escolas públicas e privadas, estimulando a leitura e a escrita. Por meio desse projeto, mais de 1,5 milhão de crianças em diversos países já viram suas histórias transformadas em livros.

A atuação da Estante Mágica vai além da produção de livros, envolvendo a participação ativa dos alunos desde a educação infantil até o ensino fundamental. Com o auxílio da tecnologia, o projeto não apenas desperta o interesse pelo mundo literário, mas também contribui para o desenvolvimento da criatividade e autonomia dos estudantes.

Veja também

Barroso diz que nível de preocupação com a segurança aumentou e que é preciso colocar o 'gênio de vo
Golpe

Barroso diz que nível de preocupação com a segurança aumentou e que é preciso colocar o 'gênio de vo

Israel bombardeia Gaza e Líbano e critica ordem de prisão do TPI contra Netanyahu
conflito

Israel bombardeia Gaza e Líbano e critica ordem de prisão do TPI contra Netanyahu

Newsletter