“Anjo Solidário”: parceria entre negócios de impacto vai doar cerca de mil bolsas universitárias
Mais1Code se uniu a Mais Solidário para promover a entrada de jovens no mercado tecnológico
De acordo com estudos recentes, a tecnologia é a área com maior precariedade de profissionais especializados. Ao mesmo tempo, as regiões periféricas sofrem com a falta de projetos que promovam uma formação eficiente para a entrada no mercado de trabalho, especialmente no caso dos jovens, já que, quase 4 milhões de pessoas com idade entre 18 e 24 anos se encontram em situação de desemprego no Brasil.
Pensando nisso e na possibilidade de reverter essa estatística, a Mais1Code se uniu com a Mais Solidário e juntos lançaram o projeto “Anjo Solidário”.
A Mais1Code é uma escola de tecnologia para jovens da periferia. Implementada em 2020, a escola já formou mais de dois mil jovens de baixa renda e impactou a vida de seis mil pessoas residentes das favelas de todo o Brasil. Com o objetivo de influenciar a entrada dos jovens no mercado de trabalho, a Mais1Code realizou um projeto piloto que foi além da metodologia tradicional do negócio, que oferece um diploma de curso livre. Dessa vez, realizaram a doação de bolsas universitárias. O resultado do projeto foi excelente, pois, durante o seu desenvolvimento, 91% dos estudantes participantes conseguiram seu primeiro emprego no mercado da tecnologia.
“A ideia do projeto piloto foi elevar os jovens da Mais1Code a outro patamar. Queremos promover o ensino, mas também mudar de fato a vida das pessoas. A parte mais especial, sem dúvidas, é trazer mobilidade econômica para esses jovens que antes tinham dificuldades de enxergar novas possibilidades”, comenta o sócio-fundador da Mais1Code, Diogo Bezerra.
Pensando em expandir o conceito desse projeto experimental, a Mais1Code firmou uma parceria com o Instituto Mais Solidário, responsável por ofertar bolsas de estudo para pessoas de baixa renda a partir de parcerias com universidades. Com o apoio da UNIFATECIE, a Mais1Code e o Mais Solidário pretendem doar cerca de mil bolsas no ano de 2024. Os cursos, que serão ministrados de maneira online para todo o Brasil, serão majoritariamente para a área de tecnologia, incluindo setores correlatos como formações em gestão e recursos humanos, estimulando e orientando a entrada dos estudantes no mercado de trabalho.
Sendo ambos incentivados pelo BNDES Garagem, programa idealizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento para apoiar negócios de impacto, a comunicação entre a Mais1Code e o Mais Solidário ocorreu em um dos encontros do programa e, de acordo com Diogo, essa promete ser uma parceria de sucesso: “Essa união foi pensada para estender ainda mais a meta de ambos os negócios, que é estimular um sistema educacional mais justo e trazer equidade para o mercado de trabalho.
Temos certeza de que será uma parceria duradoura pois já estamos materializando a ideia de apoiar a criação de um polo do Mais Solidário, que hoje fica na Bahia, aqui em São Paulo, visando atingir cada vez mais os jovens periféricos de todo o Brasil”.
Ainda que não haja recorte de região, é preciso atender a alguns requisitos para participar da seleção do projeto “Anjo Solidário”. Dentre eles: ter renda familiar de até cinco salários mínimos, ensino médio completo, interesse pelo mercado da tecnologia, compromisso e disponibilidade para realizar as atividades propostas por cada curso. As bolsas, que também serão distribuídas para alunos e ex-alunos da Mais1Code, estão disponíveis para o pré-cadastro, etapa que antecipa a seleção, através do link.