Bilinguismo com gamificação e metodologias ativas
Assessora pedagógica destaca maneiras de abordar o tema e engajar novas gerações
Hoje, a importância de dominar o inglês é indiscutível. Ser um cidadão bilíngue abre portas para oportunidades acadêmicas e pessoais, transformando, até mesmo, a visão que o indivíduo tem do mundo. A questão é: como alcançar a fluência de forma significativa e agradável?
A implementação de gamificação e metodologias ativas tem se destacado no cenário educacional como ferramentas-chave para promover o bilinguismo de forma inovadora e eficaz. “Essas abordagens, além de tornarem o aprendizado mais atrativo e envolvente para os estudantes, promovem um desenvolvimento linguístico e pessoal, fortalecendo sua identidade bilíngue e desenvolvendo habilidades essenciais para o século XXI”, afirma Vinícius Rocha, assessor pedagógico do Eduall, solução bilíngue da SOMOS Educação.
De acordo com ele, os professores têm utilizado diversas estratégias de ensino visando aproximar os conteúdos da realidade dos alunos os conectando com situações do dia a dia. Dessa forma, os alunos se tornam protagonistas da própria aprendizagem, participando ativamente das aulas e construindo seu conhecimento de forma autônoma. Um desses métodos utilizados é a gamificação.
Gamificação do ensino
Em atividades gamificadas em sala de aula, os alunos são orientados pelo professor a trabalhar em grupos para resolver desafios e ganhar pontos, como se fossem personagens de um jogo. Isso não apenas os motiva, mas também facilita a assimilação do conteúdo de forma mais eficaz, segundo Rocha.
“Essa abordagem estimula a colaboração, o trabalho em equipe e a resolução de problemas, habilidades que podem continuar sendo praticadas fora da sala de aula. No geral, esse desenvolvimento integral é essencial para o sucesso na vida pessoal e profissional.”
Na avaliação de Rocha, essas atividades têm tido ótimos resultados, pois foi verificado que os alunos conseguem se comunicar em inglês de forma natural e fluente. Há também engajamento nas plataformas digitais. “Os estudantes adoram e sempre estão ansiosos para poder usá-las, seja na leitura ou na parte gamificada”, diz.
O que é a abordagem CLIL?
A abordagem CLIL - Content and Language Integrated Learning (em português, traduzido como Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem), é um dos pilares do Eduall e ensina inglês por meio de conteúdos de outras disciplinas, expandindo a visão de mundo e percepções culturais dos alunos, preparando-os para se comunicarem em diversos contextos e situações. Este método, além de fortalecer a identidade bilíngue deles, também desenvolve habilidades de pensamento crítico, criatividade e colaboração.
Para crianças que não conseguem ficar concentradas numa mesma atividade por muito tempo, o Eduall oferece uma variedade de atividades lúdicas que garantem um aprendizado suave e eficaz, respeitando esse curto período de atenção, típico dessa faixa etária. Já para adolescentes o foco é em conteúdos contextualizados de acordo com a realidade deles. Essa abordagem garante que os jovens compreendam a importância do que estão aprendendo, facilitando a internalização do conhecimento.
Conforme conclui o assessor pedagógico ensinar os alunos de forma inovadora e divertida representa prepará-los não apenas para a fluência em inglês, mas também para serem cidadãos críticos, criativos e colaborativos no mundo globalizado.
Sobre a Eduall – Solução bilíngue para escolas, a Eduall oferece flexibilidade e consistência na transição da escola para o ensino bilíngue. Numa parceria SOMOS Educação e Macmillan Education, atende a mais de setenta mil alunos em todos os estados brasileiros, unindo metodologias ativas, gamificação e alinhado à BNCC. Os programas contemplam todos os segmentos da Educação Básica – incluindo Ensino Médio -, conta com uma trilha de aprendizagem personalizada de acordo com as necessidades da escola e de seus estudantes. Além de materiais didáticos, oferece assistência pedagógica com mais de 35 anos de experiência, voltada a educadores de todo o país.