Logo Folha de Pernambuco

Bullying ou conflito? Conhecer a diferença é fundamental para buscar a melhor solução

Especialista traz uma reflexão sobre as diferenças entre bullying e conflito em ambiente escolar

Esther Carvalho, diretora-geral do Colégio Rio Branco - Divulgação

“Algo que não se restringe ao ambiente escolar, o bullying é uma ação intencional e contínua, que é executa visando causar danos a uma pessoa. Conta, ainda, com a atuação de um grupo, seja por incentivo ou por omissão. Neste caso, existe um desequilíbrio de forças entre os atores do problema, sendo o aluno agredido alguém que permanece numa condição mais fragilizada”. A explicação é de Esther Carvalho, diretora-geral do Colégio Rio Branco.

Diferente, no entanto, é o conflito. Este é inerente ao desenvolvimento das relações humanas, tanto nas interpessoais, quanto nas intrapessoais. O conflito é causado por divergências, mas não apresenta, na maioria das vezes, desequilíbrio de forças entre os envolvidos. "Ele é importante para o desenvolvimento do indivíduo porque nos tira do lugar confortável e nos faz crescer. Por isso, é fundamental trabalhá-lo de maneira construtiva e saudável”, ressalta Esther Carvalho.

Os conflitos são processos naturais da vida. Aprender a solucioná-los faz parte do desenvolvimento do indivíduo, especialmente no ambiente escolar. “Para que as crianças aprendam a conviver e a fazer suas próprias escolhas, assim como a restabelecer suas relações, a escola deve servir como matriz de desenvolvimento dos aspectos sociais, ensinando respeito, empatia e ética”, destaca a educadora.

O bullying pode se estabelecer de diferentes maneiras. Por isso, no ambiente escolar, é fundamental que o tema seja abordado cuidadosamente, considerando que envolve três atores: o agressor, o agredido e o grupo. “A escola deve tratar a questão de maneira sistêmica, envolvendo os estudantes, os educadores e as famílias. Saber diferenciar bullying de conflito é fundamental para que sejam direcionadas ações assertivas e efetivas, para que as crianças e jovens se fortaleçam e se desenvolvam em sua plenitude”, reforça Esther Carvalho.

Sobre o Colégio Rio Branco (www.crb.g12.br) – O Colégio Rio Branco é uma das mais reconhecidas instituições de ensino do Brasil, com unidades de Educação Infantil ao Ensino Médio em São Paulo (Higienópolis) e Cotia (Granja Vianna). O colégio é associado à UNESCO e orienta seu projeto pedagógico na aquisição de conhecimentos e competências permeadas pelo diálogo, respeito à diversidade, atitude crítica e edificada em princípios éticos e de solidariedade.

Veja também

Em Fortaleza, Ciro se isola após maior parte do PDT sinalizar que será base de prefeito petista
CEARÁ

Em Fortaleza, Ciro se isola após maior parte do PDT sinalizar que será base de prefeito petista

Chefes das Forças Armadas se reuniram 14 vezes com Bolsonaro após derrota na eleição, diz PF

Chefes das Forças Armadas se reuniram 14 vezes com Bolsonaro após derrota na eleição, diz PF

Newsletter