Logo Folha de Pernambuco

Clássico natalino para reunir toda a família

Fábula de Charles Dickens é reinventada em releitura ilustrada que dialoga com atualidade

Parábola vitoriana que emociona gerações há anos ganha versão adaptada para o reino animal - Freepik

Uma parábola vitoriana que emociona gerações há anos ganha versão adaptada para o reino animal. Inspirado pela fábula clássica de Charles Dickens, Joe Sutphin reimagina o texto original de 1843 e ilustra nova edição de Um conto de Natal, publicada no Brasil pela Editora Mundo Cristão.
 
Assim como o ilustrador fez em O pequeno peregrino ilustrado, os personagens são substituídos por castores, coelhos, leão, coruja, cão de caça e outros animais, mas a essência da narrativa é mantida. A obra acompanha a história de Ebenezer Scrooge, "velho pecador e sovina" que está às margens da escuridão solitária ao chegar na terceira idade e ser confrontado pelas consequências de uma vida deplorável.
 
Para Scrooge, a fé que outrora possuía estava envolta em um nevoeiro e não oferecia soluções diante dos problemas que enfrentava. Com a proposta de trazer luz a essas sombras, surge Tiny Tim, um ser que usa muletas e tem como missão particular passar pela igreja para relembrar aos outros, no dia de Natal, daquele que realiza os milagres e da importância de cultivar a bondade.
 
Os caminhos que as pessoas escolhem prenunciam certos destinos aos quais esses caminhos necessariamente levarão caso se persevere neles — disse Scrooge. — Mas caso haja alteração no percurso, o destino também poderá ser alterado. [...] Honrarei o Natal em meu coração e procurarei guardá-lo o ano inteiro. Viverei no passado, no presente e no futuro. Os três espíritos exercerão sua influência sobre mim. Não rejeitarei as lições que eles ensinam.
(Um conto de Natal, p. 127)

 
Com ilustrações que tocam crianças e adultos, Sutphin desenha o cenário vitoriano londrino e mantém o calor emocional do texto de Dickens. Pensada como uma experiência de ser lida em voz alta, a história engloba ganância, arrependimento, solidão, reflexão, compaixão, esperança e lições para uma vida transformada pela compaixão de Cristo.


Ficha técnica:


Título: Um conto de Natal
Autor: Charles Dickens
Ilustrador: Joe Sutphin
Tradutora: Susana Klassen
Editora: Editora Mundo Cristão
ISBN: 978-65-5988-375-2
Páginas: 144
Formato: 16 cm x 23 cm
Preço: R$ 64,90
Onde comprar: Amazon
 
Sobre os autores
 
Charles Dickens (1812–1870) foi o principal novelista da era vitoriana, na Inglaterra. É autor de obras como Oliver Twist, Grandes expectativas e David Copperfield.

Joe Sutphin é ilustrador de livros infantis, incluindo O pequeno peregrino ilustrado. É apaixonado pela natureza, e as criaturas que vivem nos campos e nos bosques ao redor de sua casa têm ajudado a dar forma a sua arte. Vive com a esposa, Gina, e um bando de gatos em um celeiro em Ohio, nos Estados Unidos.

Instagram: @joesutphin
Sobre a editora: Fundada em 1965 na cidade de São Paulo pelo missionário americano Peter Cunliffe, a Editora Mundo Cristão publica Bíblias e livros de autores nacionais e estrangeiros e de diversos gêneros literários, sempre pautados pela postura teológica cristã, histórica e equilibrada.

Site: www.mundocristao.com.br
Instagram: @‌mundocristao

Veja também

Confrontos entre sunitas e xiitas deixam mais de 80 mortos no Paquistão

Confrontos entre sunitas e xiitas deixam mais de 80 mortos no Paquistão

Países em desenvolvimento tacham de "insulto" acordo climático da COP29
MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Países em desenvolvimento tacham de "insulto" acordo climático da COP29

Newsletter