Como andam os Planos Municipais da Primeira Infância em Pernambuco
Levantamento exclusivo à pedido do Papo de Primeira
Os municípios pernambucanos avançam em um ritmo razoável na elaboração de seus PMPIs (Plano Municipal da Primeira Infância).
Segundo levantamento feito para o Papo de Primeira, checando o site do Observa da Rede Nacional da Primeira Infância, informações das redes sociais da Rede Estadual da Primeira Infância de Pernambuco e relatório da Frente Parlamentar para Primeira Infância da ALEPE, 31 cidades do estado já aprovaram os seus planos via portaria, decretos ou leis. São elas:
- Águas Belas
- Arcoverde
- Betânia
- Cabrobó
- Camutanga
- Caruaru
- Cedro
- Chã de Alegria
- Cumaru
- Feira Nova
- Flores
- Floresta
- Gravatá
- Ingazeira
- Itambé
- Itapetim
- Lajedo
- Machados
- Orobó
- Ouricuri
- Parnamirim
- Passira
- Paulista
- Pedra
- Quixaba
- Recife
- Salgadinho
- Santa Cruz do Capibaribe
- Serra Talhada
- Venturosa
- Verdejante
De acordo com o mesmo levantamento, realizado por notícias em sites e questionamentos às ouvidorias, pelo menos outros 8 municípios já estão com PMPIs em andamento. Segue lista abaixo:
- Araripina
- Belo Jardim
- Cabo
- Garanhuns
- Iguaracy
- Lagoa Grande
- Olinda
- Vicência
Quanto aos demais, não foram encontrados registros.
A média de cidades com PMPI em Pernambuco é acima da média nacional, que é de cerca de 10%. O tema ganha espaço e a expectativa é que outras cidades iniciem em breve a construção de seus planos. Um articulação estadual de suporte aos municípios seria muito bem vinda.
Um dos indutores deste bom cenário pernambucano se deve ao bom trabalho de fomento ao tema realizado pela Rede Estadual para Primeira Infância (REPI-PE) junto à outros movimentos locais.
O Papo de Primeira agradece a professora Angélica Pitanga pela organização do levantamento.