Como engajar e motivar os alunos no estudo da língua inglesa?
Tayrone Medeiros, assessor pedagógico no Eduall, traz 5 dicas para professores
Já se sabe que o ensino e a aprendizagem de inglês tem sido cada vez mais essencial para a formação das crianças e dos jovens. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), “aprender a língua inglesa propicia a criação de novas formas de engajamento e a participação dos alunos em um mundo social cada vez mais globalizado e plural em que as fronteiras entre países e interesses pessoais, locais, regionais, nacionais e transnacionais estão cada vez mais difusas e contraditórias.”
Nos últimos anos, abordagens criativas têm sido desenvolvidas para instigar e reforçar o engajamento dos estudantes, inclusive no estudo da língua inglesa. A gamificação é uma delas e consiste em inserir elementos que compõem os jogos nas atividades trabalhadas no cotidiano escolar com os alunos. “Alguns desses elementos são cooperação, respeito às regras, ganho de experiência ao avançar níveis e feedback imediato que os informe sobre seu desempenho e progresso”, explica Tayrone Medeiros, assessor pedagógico no Eduall, solução do grupo Somos Educação que oferece flexibilidade e consistência na transição da escola para o ensino bilíngue.
Estudos científicos já mostram que a gamificação tem um impacto positivo na aprendizagem. Uma pesquisa da Elsevier mostrou que alunos com ensino baseado em gamificação aumentaram seu desempenho em até 89,45%. Assim, essa abordagem pedagógica pode ser uma aliada das escolas, visando um maior envolvimento dos estudantes no aprendizado do inglês.
“Introduzir elementos de jogos, como competição, desafios, recompensas e progressão pode despertar o interesse dos alunos, motivá-los a participar ativamente das aulas e aumentar sua dedicação às atividades escolares”, explica Tayrone Medeiros. “Existem casos de alunos que tinham dificuldades em participar das aulas tradicionais e, através da gamificação, aumentaram a sua participação”, acrescenta.
Além disso, a abordagem gamificada permite que algumas habilidades importantes sejam desenvolvidas pelos alunos. Pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração são algumas delas, uma vez que os jogadores precisam saber analisar situações, tomar decisões estratégicas e resolver problemas complexos.
Para ajudar escolas a implementarem a gamificação no ensino de inglês, Tayrone Medeiros reparou 5 dicas:
1. A primeira dica é o planejamento das atividades, que deve ser feito de forma que os alunos vejam e apliquem o que é exposto em sala de aula.
2. Outra ótima dica é escolher atividades que estejam alinhadas com a idade dos estudantes. Por exemplo: nos anos iniciais do Ensino Fundamental, os alunos gostam de card games, então vale atrelar esses jogos em momentos-chave das aulas.
3. Também é muito válido o uso de tecnologias de forma criativa: aproveite as ferramentas tecnológicas disponíveis para criar uma experiência de gamificação envolvente.
4. Utilize aplicativos ou plataformas digitais que permitam aos alunos a prática de habilidades linguísticas de forma interativa. Não se esqueça de oferecer feedback!
5. Crie uma história ou narrativa envolvente que permeie as atividades de gamificação. Uma ideia é introduzir personagens interessantes em situações desafiadoras que deverão ser enfrentadas pelos alunos.
Perspectivas
A tendência é que o uso dessa ferramenta pedagógica em sala aumente nos próximos anos. Estima-se que a gamificação no ensino tenha um crescimento de 15,4% de 2019 a 2024, segundo relatório da Metaari. “A gamificação é um dos pilares metodológicos do Eduall e contribui diretamente com o engajamento dos alunos em aulas cada vez mais divertidas”, afirma Tayrone.
“Trabalhamos com gamificação online por meio da qual os alunos desenvolvem habilidades como memória, concentração e pensamento lógico e offline, através de desafios em que a turma deve se engajar para resolver problemas e discutir possíveis caminhos”, conclui Tayrone.
Sobre a Eduall – Solução bilíngue para escolas, a Eduall oferece flexibilidade e consistência na transição da escola para o ensino bilíngue. Numa parceria SOMOS Educação e Macmillan Education, atende a mais de cem mil alunos em todos os estados brasileiros, unindo metodologias ativas, gamificação e alinhado à BNCC. Os programas contemplam todos os segmentos da Educação Básica – incluindo Ensino Médio -, conta com uma trilha de aprendizagem personalizada de acordo com as necessidades da escola e de seus estudantes. Além de materiais didáticos, oferece assistência pedagógica com mais de 35 anos de experiência, voltada a educadores de todo o país.