Como se preparar para a virada do ano e planejar as metas a serem realizadas em 2025?
Educadora Fabiana Santana explica a importância de refletir sobre a trajetória e celebrar conquistas
O final de ano está chegando e, para a maioria das pessoas, é tempo de fazer uma profunda reflexão sobre o ano que passou, as conquistas obtidas e o que está por vir. Mas, neste balanço, algumas pessoas acabam se deparando com a frustração de não terem alcançado metas estabelecidas.
Para a assessora pedagógica do programa de educação socioemocional da SOMOS Educação, Líder em Mim, Fabiana Santana, refletir sobre conquistas e desafios do ciclo é primordial para entrar no próximo ano com objetivos em mente, responsabilidade, criatividade e cultura de disciplina e execução.
A assessora pedagógica explica que uma das ferramentas de liderança que podem ajudar nesta reflexão e análise sobre alcance de metas é o gráfico plus/delta. Nele, é traçada uma reta na horizontal, e outra na vertical, em formato de cruz. No canto superior esquerdo é escrito “plus” (ou um sinal positivo), para que abaixo seja feita uma lista com todas as conquistas e ações eficazes realizadas no ano, que são as áreas de celebração.
Já no canto superior direito, é escrito "delta” (ou o desenho dessa letra), e na parte inferior são escritas as ações que podem ter sido sabotadoras para alcançar os planos desejados, mas que, ainda assim, podem ser um primeiro degrau para o atingimento de metas, pois são pontos de melhoria. “Ter essa clareza sobre as áreas de celebração e os pontos de melhoria é uma ação que pode aumentar a sensação de realização e a mentalidade de desenvolvimento contínuo”, afirma Fabiana.
Essa dinâmica pode, inclusive, ser trabalhada em sala de aula, segundo Fabiana. No contexto escolar, com essa análise, os estudantes passam a se responsabilizar mais por suas ações, construindo melhor visão do que está em seu círculo de controle e influência. Consequentemente, também desenvolvem essa clareza de que podem ter sucesso nas metas, mas que também precisam de um novo olhar, para que novas ações sejam estabelecidas para o alcance dos resultados desejados no ano seguinte. É sobre isso que vamos abordar na sequência.
Para ter resultados efetivos no próximo ano
É muito estimulante para as pessoas alcançar uma meta, algo que seja crucial para si. E mais importante ainda é conquistar isso com excelência, pois um dos maiores desafios é atingir objetivos com sucesso e consistência, ao longo do tempo.
Existem técnicas para estabelecer metas e criar uma cadeia de ações com resultados eficazes, representando um progresso real. Fabiana explica que “As 4 Disciplinas da Execução (4DX)”, elaboradas a partir de pesquisa realizada pela FranklinCovey Education, trazem princípios intrínsecos às tomadas de decisão e realização.
Assim, o Programa Líder em Mim traz como um de seus pilares essa metodologia de trabalho com metas (as 4 Disciplinas da Execução), que são uma chave para a realização humana.
Criar um pensamento orientado por metas gera resultados notáveis e pessoas que não somente atingem seus objetivos, mas andam e falam como vencedores, de peito aberto e cabeça erguida. É importante uma atitude assim? E essa cultura de metas capacita cada um a liderar o próprio crescimento, aplicando as 4 Disciplinas da Execução.
Segundo a especialista, o modelo é simples de entender, lógico em sua proposta, mas como o próprio nome do método destaca, exige disciplina, com comprometimento e mudança de hábitos. Confira como aplicá-lo ao dia a dia:
Foque no Crucialmente Importante: é a Disciplina 1, que nos ajuda a ir da linha de partida até à linha de chegada dentro de um prazo — chamamos isso de “de X para Y até quando”. Para isso, limitamos nosso foco a apenas um ou dois objetivos. Defina um período desejado para atuar sobre medidas que ajudem a alavancar a meta escolhida.
Atue nas Medidas de Direção (ou Medidas Principais): pense nas ações que serão feitas para que o objetivo desejado aconteça. Uma vez estabelecida uma MCI, identificamos e agimos em uma ou duas estratégias que irão alavancá-la. Chamamos essas estratégias de Medidas de Direção, porque elas nos levam a alcançar a nossa MCI. Exemplo: “Eu prevejo que, se eu fizer isso, vou alcançar minha MCI”. No mínimo, as Medidas de Direção precisam ser feitas semanalmente para manter o compromisso com a MCI e o ímpeto.
Mantenha um Placar Envolvente: Construa um placar que seja alimentado a cada ação completada, para que se tenha a mensuração das ações e assim conferir se elas estão favorecendo o alcance da meta. As pessoas jogam diferente quanto marcam resultados em um placar. Um placar nos ajuda a rastrear nossas Medidas de Direção e acompanhar o progresso que estamos fazendo em direção ao nosso objetivo.
Crie uma Cadência de Responsabilidade: traga para o “jogo” um parceiro de responsabilidade que ajude no acompanhamento dos três primeiros passos, garantindo o foco para alcançar a meta escolhida, além de ser quem vai celebrar a conquista com você ao final do processo. Uma vez criada a MCI (disciplina 1), escolhida as Medidas de Direção (disciplina 2), rastreada a MCI e realizado o acompanhamento das Medidas, em um Placar Envolvente (disciplina 3), o último passo é ter uma Cadência de Responsabilidade (disciplina 4). Isso significa que o indivíduo faz um relato de suas ações semanais com um Parceiro de Responsabilidade.
Compartilhar o que foi feito, o progresso realizado, o que precisam fazer melhor e o que se comprometerão a fazer na próxima semana é fundamental para uma cultura de execução. E se não atingiram o objetivo, é uma oportunidade para refletir e avaliar como podem fazer melhor da próxima vez. Segundo Fabiana, é importante criar uma rotina consistente que permita que os envolvidos atualizem o placar, e, com seu Parceiro de Responsabilidade, assumam compromissos para a próxima semana.
E ainda, é importante celebrar o progresso e a dedicação. “O divertimento e a celebração podem tornar o trabalho com metas mais agradável, desejado, desafiador e inspirador para a realização de novos objetivos!”, conclui.
Sobre o Líder em Mim (https://www.olideremmim.com.br/) - Do Infantil ao Ensino Médio, o Líder em Mim é um programa de educação socioemocional, endossado pelo CASEL e focado em promover, a partir da mudança de paradigma, a mudança comportamental em educadores, crianças e adolescentes, desenvolvendo a autoestima e o autoconhecimento de cada um para que se tornem protagonistas de suas próprias vidas e da transformação da sociedade. Os conteúdos são produzidos em parceria com a marca global FranklinCovey e são fundamentados nas obras, nas pesquisas e nos projetos do Dr. Stephen Covey, autor do best-seller, “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”.