Logo Folha de Pernambuco

Editora Pernambucana é a única representante do estado em Feira Literária Internacional

Feira do Livro Infantil de Bolonha (Bologna Children’s Book Fair - BCBF) acontece em abril

A Pó de Estrelas é uma editora pernambucana independente, sediada na cidade de Lagoa dos Gatos, agreste de Pernambuco, com escritório na cidade do Recife (Poço da Panela). - Divulgação

A editora independente Pó de Estrelas, sediada no Recife, estará na Feira do Livro Infantil de Bolonha (Bologna Children’s Book Fair - BCBF), que acontece em abril deste ano. Ao lado de outras editoras nacionais, a Pó de Estrelas vai integrar o estande do Instituto Emília no evento, que acontece na Itália, dos dias 8 a 11 de abrir, e mostra ao público internacional um retrato do que vem sendo realizado por editoras de pequeno, médio e grande porte do Brasil.

A editora pernambuca, junto com a Solisluna (BA) e a Tibi (BA) são as três representantes do Nordeste. “É muito gratificante estarmos ocupando esse lugar e mostrar nossas narrativas, nosso trabalho e nossa forma de entender o livro para as infâncias. Assumir um lugar de relevância nacional e internacional fora do eixo Rio-São Paulo é necessário. Ficamos extremamente felizes da Pó de Estrelas se espalhar um pouco mais e poder chegar em tantas pessoas mundo afora…” comemora Patrícia Vasconcellos, escritora, editora e sócia da empresa. “Acreditamos que uma história é contada no texto, nas imagens e nas materialidades do objeto livro. Por isso, selecionamos alguns que representam bem essa nossa proposta editorial”, explica Patrícia. Nove obras da Pó de Estrelas foram selecionadas para cruzar os mares: Bagagem, Mala Quadrada Cabeça Quadrada, O Sertão e o Mar, Tempos Suspensos, O Acordeão Vermelho, O Gato Comeu, De Quem é a Culpa, A primavera de Yassin e Vlado.

Patrícia Vasconcellos, escritora, editora e sócia da empresa | Creditos: Divulgação

SOBRE A PARTICIPAÇÃO NA FEIRA

A Feira de Bolonha é considerada um dos mais importantes eventos do mercado editorial do mundo, uma plataforma global de trocas e encontros para editores, autores, ilustradores e profissionais do mercado de livros infantis e juvenis. Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Emília organiza o estande na Feira, e em 2024 estarão presentes a Aletria, Barbatana, Cai-Cai, Caixote, Francesinha, Elo, Miguilim, Mostarda, Peirópolis, Piu, Pó de Estrelas, Selo Emília, Solisluna, Tibi, Tigrito, WMF Martins Fontes. E também os selos Boitatá (Boitempo), Brinque-Book, Companhia das Letrinhas, Escarlate, Pequena Zahar (Companhia das Letras) e pequeNÓS (Nós).

O estande vai contribuir para mostrar a riqueza do mercado brasileiro, autoras, autores e histórias que estão sendo publicadas em editoras de diferentes realidades, vindas de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. “Partilhamos neste trabalho coletivo compromissos com a bibliodiversidade e a formação de leitores, tendo em vista as desigualdades latentes em nossa sociedade bem como a diversidade de infâncias aqui presentes”, destaca Dolores Prades, diretora do Instituto Emília. “Outro aspecto importante é o trabalho de formação e assessoria oferecido às editoras no relacionamento com o mercado internacional. Para algumas dessas casas será a estreia em uma feira fora do Brasil e elas estarão ao lado de outras mais experientes, o que permite trocas e aprendizados”, completa. Além do estande coletivo, o Instituto Emília organiza debates em parceria com a Feira do Livro Infantil de Bolonha.

SOBRE A PÓ DE ESTRELAS

A Pó de Estrelas é uma editora pernambucana independente, sediada na cidade de Lagoa dos Gatos, agreste de Pernambuco, com escritório na cidade do Recife (Poço da Panela). Desde 2012, vem marcando presença no fazer e criar literário do estado através do cuidado e zelo na edição e publicação de livros, das formações teóricas sobre temas da literatura infantil e literária (eventos, capacitações, cursos, palestras, encontros, programas de rádio) e do fomento da cadeia produtiva e criativa do livro. Tem o objetivo de proporcionar experiências de encantamento no encontro do(a) leitor(a) com o objeto livro, tocando, não apenas em questões cognitivas e teóricas, mas na subjetividade, na emoção, na poética, nas sensações e nas memórias. Hoje tem um catálogo variado, com cerca de 50 publicações, com autores(as) e ilustradores(as) reconhecidos nacionalmente. Alguns desses títulos foram agraciados com prêmios. O catálogo - com os selos Pó de Estrelas, Caleidoscópio, Maracajá Cartonera - tem diferentes ideias de objeto-livro. Faz livros ilustrados, livros com ilustrações, livros só com palavras, livros só com imagens. Acredita na grande importância e necessidade da inclusão e acessibilidade e em suas propostas procura desenvolvê-las. Tem obras com audiodescrição, outras em versão EPUB3 e HTML5, interpretação em Libras e, também, audiolivros. Em todos eles, há o cuidado para que a vivência da leitura seja preciosa e tem o objetivo de proporcionar experiências de encantamento no encontro do(a) leitor(a) com o objeto livro, tocando, não apenas em questões cognitivas e teóricas, mas na subjetividade, na emoção, na poética, nas sensações e nas memórias. Um resumo bem legal de quem somos e do que selecionamos para Bolonha: https://youtu.be/h008GBsly3M?si=tnfIepjrzHMuAc_z

Veja também

Marta é campeã pela 1ª vez da liga americana com o Orlando Pride
futebol

Marta é campeã pela 1ª vez da liga americana com o Orlando Pride

Esposa de Maurício Kubrusly explica por que topou filme que aborda diagnóstico de demência do marido
documentário

Esposa de Maurício Kubrusly explica por que topou filme que aborda diagnóstico de demência do marido

Newsletter