Editora Pernambucana é a única representante do estado em Feira Literária Internacional
Feira do Livro Infantil de Bolonha (Bologna Children’s Book Fair - BCBF) acontece em abril
A editora independente Pó de Estrelas, sediada no Recife, estará na Feira do Livro Infantil de Bolonha (Bologna Children’s Book Fair - BCBF), que acontece em abril deste ano. Ao lado de outras editoras nacionais, a Pó de Estrelas vai integrar o estande do Instituto Emília no evento, que acontece na Itália, dos dias 8 a 11 de abrir, e mostra ao público internacional um retrato do que vem sendo realizado por editoras de pequeno, médio e grande porte do Brasil.
A editora pernambuca, junto com a Solisluna (BA) e a Tibi (BA) são as três representantes do Nordeste. “É muito gratificante estarmos ocupando esse lugar e mostrar nossas narrativas, nosso trabalho e nossa forma de entender o livro para as infâncias. Assumir um lugar de relevância nacional e internacional fora do eixo Rio-São Paulo é necessário. Ficamos extremamente felizes da Pó de Estrelas se espalhar um pouco mais e poder chegar em tantas pessoas mundo afora…” comemora Patrícia Vasconcellos, escritora, editora e sócia da empresa. “Acreditamos que uma história é contada no texto, nas imagens e nas materialidades do objeto livro. Por isso, selecionamos alguns que representam bem essa nossa proposta editorial”, explica Patrícia. Nove obras da Pó de Estrelas foram selecionadas para cruzar os mares: Bagagem, Mala Quadrada Cabeça Quadrada, O Sertão e o Mar, Tempos Suspensos, O Acordeão Vermelho, O Gato Comeu, De Quem é a Culpa, A primavera de Yassin e Vlado.
Patrícia Vasconcellos, escritora, editora e sócia da empresa | Creditos: Divulgação
SOBRE A PARTICIPAÇÃO NA FEIRA
A Feira de Bolonha é considerada um dos mais importantes eventos do mercado editorial do mundo, uma plataforma global de trocas e encontros para editores, autores, ilustradores e profissionais do mercado de livros infantis e juvenis. Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Emília organiza o estande na Feira, e em 2024 estarão presentes a Aletria, Barbatana, Cai-Cai, Caixote, Francesinha, Elo, Miguilim, Mostarda, Peirópolis, Piu, Pó de Estrelas, Selo Emília, Solisluna, Tibi, Tigrito, WMF Martins Fontes. E também os selos Boitatá (Boitempo), Brinque-Book, Companhia das Letrinhas, Escarlate, Pequena Zahar (Companhia das Letras) e pequeNÓS (Nós).
O estande vai contribuir para mostrar a riqueza do mercado brasileiro, autoras, autores e histórias que estão sendo publicadas em editoras de diferentes realidades, vindas de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. “Partilhamos neste trabalho coletivo compromissos com a bibliodiversidade e a formação de leitores, tendo em vista as desigualdades latentes em nossa sociedade bem como a diversidade de infâncias aqui presentes”, destaca Dolores Prades, diretora do Instituto Emília. “Outro aspecto importante é o trabalho de formação e assessoria oferecido às editoras no relacionamento com o mercado internacional. Para algumas dessas casas será a estreia em uma feira fora do Brasil e elas estarão ao lado de outras mais experientes, o que permite trocas e aprendizados”, completa. Além do estande coletivo, o Instituto Emília organiza debates em parceria com a Feira do Livro Infantil de Bolonha.
SOBRE A PÓ DE ESTRELAS
A Pó de Estrelas é uma editora pernambucana independente, sediada na cidade de Lagoa dos Gatos, agreste de Pernambuco, com escritório na cidade do Recife (Poço da Panela). Desde 2012, vem marcando presença no fazer e criar literário do estado através do cuidado e zelo na edição e publicação de livros, das formações teóricas sobre temas da literatura infantil e literária (eventos, capacitações, cursos, palestras, encontros, programas de rádio) e do fomento da cadeia produtiva e criativa do livro. Tem o objetivo de proporcionar experiências de encantamento no encontro do(a) leitor(a) com o objeto livro, tocando, não apenas em questões cognitivas e teóricas, mas na subjetividade, na emoção, na poética, nas sensações e nas memórias. Hoje tem um catálogo variado, com cerca de 50 publicações, com autores(as) e ilustradores(as) reconhecidos nacionalmente. Alguns desses títulos foram agraciados com prêmios. O catálogo - com os selos Pó de Estrelas, Caleidoscópio, Maracajá Cartonera - tem diferentes ideias de objeto-livro. Faz livros ilustrados, livros com ilustrações, livros só com palavras, livros só com imagens. Acredita na grande importância e necessidade da inclusão e acessibilidade e em suas propostas procura desenvolvê-las. Tem obras com audiodescrição, outras em versão EPUB3 e HTML5, interpretação em Libras e, também, audiolivros. Em todos eles, há o cuidado para que a vivência da leitura seja preciosa e tem o objetivo de proporcionar experiências de encantamento no encontro do(a) leitor(a) com o objeto livro, tocando, não apenas em questões cognitivas e teóricas, mas na subjetividade, na emoção, na poética, nas sensações e nas memórias. Um resumo bem legal de quem somos e do que selecionamos para Bolonha: https://youtu.be/h008GBsly3M?si=tnfIepjrzHMuAc_z