Logo Folha de Pernambuco

Enem: língua estrangeira é fundamental para composição de boa nota

Candidatos precisam levar a sério preparação para responder às questões de inglês ou espanhol

O desempenho nas provas de inglês ou espanhol faz diferença no conjunto total da nota e não pode ser deixado de lado. - Divulgação

Os candidatos que estão se preparando para realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano de 2023 precisam dedicar atenção a todas as matérias, inclusive às línguas estrangeiras. O desempenho nas provas de inglês ou espanhol faz diferença no conjunto total da nota e não pode ser deixado de lado.
 
Historicamente, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em todo o país, 60% dos alunos escolhem a língua espanhola e 40% a inglesa. Já na região Nordeste, no ano passado, uma pesquisa apontou que 71% escolhem o espanhol e 29% o inglês.
 
Para além da escolha, é importante saber que os cadernos de língua estrangeira representam mais de 10% da prova, com potencial de grande diferencial na composição da nota, já que de acordo com os microdados do Enem, a média de acerto dos brasileiros nos idiomas é muito baixa. Em inglês, 45%; enquanto em espanhol, 34%.
 
“As provas de língua estrangeira não podem ser pensadas como questões suplementares aos demais cadernos do Enem. Assim como matemática, o conjunto de ciências humanas e ciências da natureza, são parte integrante da nota final e demandam preparo e conhecimento específico do candidato”, diz o professor Geraldo Baracho, da Escola Conecta. 
 
Para se preparar bem para resolução das questões de língua estrangeira do Enem, de acordo com a professor, é importante que o candidato treine o vocabulário para conseguir fazer a interpretação das questões.
 
“Normalmente, elas representam apenas cinco das questões totais da prova de linguagens e códigos, trabalhando muito mais a interpretação de texto do que os conceitos da língua. O candidato não precisa estar preocupado em conseguir traduzir tudo ao ‘pé da letra’, mas precisará conhecer termos e vocabulário para compreender o que está sendo especificado”, detalha Baracho.
 
Tempos verbais, voz passiva, palavras de conexão, verbos anômalos e pronomes são conteúdos que ajudarão a conseguir resolver as questões.
 
Confira as dicas de estudo:


- Leia notícias em sites ingleses, americanos e espanhóis;

- Pratique o vocabulário com aplicativos como, por exemplo, o Duolingo;

- Escute músicas em inglês ou espanhol e atente-se às letras;

- Assista a séries e filmes legendados em inglês ou espanhol;

- Leia livros curtos de autores ingleses, americanos e espanhóis e atente-se ao vocabulário;
- Esteja por dentro das principais notícias do mundo, já que, muitas vezes, as questões são relacionadas ao noticiário atual;
 
- Resolva questões de provas realizadas nos anos anteriores. A estrutura acaba não se distanciando muito a cada edição do Enem e esta pode ser uma ótima maneira de se familiarizar com as perguntas.

Veja também

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

Botafogo vence Palmeiras, em São Paulo, e recupera liderança do Brasileirão
Campeonato Brasileiro

Botafogo vence Palmeiras, em São Paulo, e recupera liderança do Brasileirão

Newsletter