Entenda a importância do contraturno escolar para os filhos
Quando a vida agitada, especialmente nos grandes centros, nem sempre é possível conciliar trabalho e deslocamento com as atividades dos filhos fora do horário de aula. Foi pensando em facilitar essa relação que boa parte das escolas passaram a disponibilizar o chamado contraturno.
Os programas de contraturno escolar auxiliam as famílias nessa difícil missão de garantir que as crianças tenham, além de um lugar seguro e assistido, atividades que vão complementar o seu desenvolvimento no período oposto ao pedagógico. “Atividades no contraturno proporcionam uma experiência mais imersiva. A ampliação da carga horária permite que a criança aprofunde seus conhecimentos adquiridos nas aulas regulares, aprimorem ou até desenvolvam novas habilidades”, comenta a diretora de Learning da Red Balloon, Ruymara Almeida.
De acordo com a gestora, esse período - antes ou depois da escola - permite que a criança se desenvolva de forma integral, como é o caso do programa After School, contraturno da Red Balloon. “Os aspectos físico e socioemocional permeiam todas as atividades da escola regular, mas nem sempre há tempo suficiente para a criança aproveitar as oportunidades de aprendizagem que surgem. A educação pede tempo. O contraturno em inglês, por exemplo, oferece esse tempo a mais para brincar, aprender, explorar de uma maneira menos formal e mais livre”, explica ela.
Buscar alternativas para o seu filho obter mais conhecimento é uma medida que deve ser pensada com muito carinho. “Na Red Balloon, trabalhamos com atividades que envolvem comunicação, capacidade de compreender instruções para realizar algo individualmente ou em grupo, habilidade de ouvir e esperar sua vez, respeito às regras de convivência, autorregulação, decodificar e lidar com emoções, habilidades de negociação, resolução de problemas, mentalidade de crescimento, raciocínio lógico, observação, empatia e generosidade, entre outras”, complementa Ruymara.
Mais informações no link.