Logo Folha de Pernambuco

Entrevista com Cida Freire, nova coordenadora da Rede Nacional da Primeira Infância

UNCME-PE toma posse para triênio 2022/24

Professora Cida Freire durante evento de posse na RNPI - Arquivo Pessoal

No final da semana passada, na sexta-feira 19 de novembro, a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Pernambuco (UNCME-PE) assumiu a gestão da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI) para os próximos 3 anos.

À frente da Coordenação da Secretaria Executiva está Cida Freire, militante da causa da primeira infância, mestra em educação pela UFPE, integrante do Fórum de Educação Infantil e da Rede Estadual da Primeira Infância de Pernambuco.

Batemos um papo com ela para saber qual a importância desse movimento e desafios vindouros. 

Equipe da nova Secretaria Executiva da RNPI

1. Qual a importância para UNCME PE assumir esta representação da coordenação executiva da RNPI?


A importância é a possibilidade de ampliar a perspectiva interfederativa, preceituada no Art, 211 da Constituição Federal e defendida pela UNCME,  e buscar materializar uma perspectiva intersetorial e interinstitucional na defesa e garantia dos direitos das crianças.

2. Quais os principais desafios que a RNPI priorizará diante do contexto social, econômico e político nacional?


Além do  desafio da intersetorialidade, garantindo um olhar mais amplo e qualificado sobre uma política voltada para a primeira infância, temos como meta ampliar o número de Redes da Primeira Infância em todo território brasileiro.

3. Qual será o olhar para os PMPIs? Tanto os já aprovados, quanto para a grande maioria dos municípios que ainda não avançaram na questão?


Os  PMPIs representam um esforço dos municípios para atender a criança com todos os seus direitos.  Nosso objetivo quanto a este ponto será apoiar tecnicamente os municípios, os estados e o Distrito Federal na construção e implementação dos mesmos.

4. O que falta para primeira infância ser prioridade de verdade no país?


Falta ainda uma estratégia de trabalho que garanta o que preceitua o Art. 227 da Constituição Federal, é preciso pensar e agir para além das nossas instituições e garantir o diálogo entre os órgãos e setores públicos, bem como com as instituições que produzem conhecimentos, articulam e se mobilizam em defesa e garantia dos direitos das crianças

Veja também

CASA DE SAÚDE BOM JESUS S.A - EDITAL

CASA DE SAÚDE BOM JESUS S.A - EDITAL

SELF IT ACADEMIAS HOLDING S.A. - EDITAL

SELF IT ACADEMIAS HOLDING S.A. - EDITAL

Newsletter