Escola Municipal de Tempo Integral Mário Melo ganha requalificação geral e nova quadra
Unidade de ensino também passou a ofertar educação em tempo integral
A comunidade escolar do bairro de Campo Grande, Zona Norte da cidade, está em festa. Nesta terça-feira (5), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, realizou a entrega oficial da requalificação e da nova quadra coberta da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Mário Melo.
O evento também oficializou o início da oferta da educação em tempo integral na unidade de ensino, anunciada pela gestão municipal em fevereiro deste ano. Atualmente, a EMTI Mário Melo acolhe cerca de 700 estudantes, contemplando o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. O prefeito João Campos visitou a unidade ao lado do secretário de Educação, Fred Amancio.
"Há dois anos atrás anunciamos o Escola no Grau, que iria revitalizar 70% das escolas do Recife em quatro anos. Muita gente achou que não seria possível e, hoje, temos mais de 160 obras nas escolas do Recife e mais de 40 que ainda vão começar neste ano. Para isso acontecer foi necessário montar uma equipe de primeiro nível, dar autonomia a essa equipe e não ter medo de fazer o que é certo, porque apesar de quase nunca ser o caminho mais fácil, é inegociável”, ressaltou o prefeito. “Nós também nos comprometemos a entregar 50% das matrículas em educação integral e vamos chegar em 60%, acima da meta estabelecida", continuou o prefeito.
Localizada na Rua Oliveira Fonseca, a escola dispõe de uma estrutura distribuída em 14 salas de aula; sala interativa (mesas interativas); biblioteca; laboratório de ciência e tecnologia; sala bilíngue; sala de recursos multifuncionais; diretoria; secretaria; coordenação com sala de espera; bateria de banheiros, incluindo os de acessibilidade; cozinha; despensa; área de serviços; depósitos; refeitório; recreio coberto com palco elevado; hall de espera; pátio coberto com quiosque; parquinho infantil; e estacionamento;
Com investimentos na ordem de R$ 2,4 milhões, a requalificação da unidade contemplou os seguintes serviços: substituição de portas existentes por portas com visor; reforma da área de serviço, banheiro e depósitos; recuperação do piso com acabamento em granilite em toda a unidade; recuperação de revestimento de parede em todos os ambientes escolares, padronizando para os padrões atuais; recuperação de todo piso externo da unidade; adequação da área externa com paisagismo, passeios e instalação de quiosque; adequação da área externa destinada à educação infantil, com paisagismo e instalação de piso emborrachado para parquinho; ampliação do palco existente e execução da acessibilidade com instalação de rampa e corrimão; adequação da acessibilidade com construção de rampas e instalação de piso tátil direcional e alerta em toda a unidade escolar; reforma dos banheiros, com substituição de louças sanitárias; reforma para ampliação da Biblioteca; nivelamento do piso de acesso de pedestres da escola com a calçada e recuperação do piso de entrada e hall de chegada; substituição das louças e metais; pintura geral da escola; e recuperação do muro e das fachadas com pintura do mosaico que caracteriza as escolas municipais.
"Dá para ver que as crianças estão diferentes depois da reforma, elas estão se dedicando mais, com mais entusiasmo e dedicação. Outro ponto é que praticamente zeramos a ausência das crianças, realmente tudo mudou", comemorou Andreza Kione, gestora da unidade. As obras de requalificação contemplaram ainda a nova quadra coberta. Com cerca de 300 m², foram executados o piso novo no espaço e instalação de sua cobertura, bem como toda a estrutura auxiliar como alambrados e pintura. Além disso, foram executados cerca de 130 m² de área de convivência externa.
As intervenções na EMTI Mário Melo fazem parte do Escola no Grau, programa da gestão municipal que possui cinco grandes eixos: ampliações; requalificações; construções de novas unidades; construções de quadras cobertas; e construções de novas sedes. Tudo isso com o foco principal em tornar a Rede Municipal de Ensino do Recife ainda mais confortável, segura e atrativa para profissionais e estudantes. Com investimentos na ordem de R$ 200 milhões, o Programa no Escola no Grau vai requalificar 200 escolas e creches. O Programa Escola no Grau já conta com 60 obras concluídas e cerca de 98 obras em andamento. Além disso, outras 42 estão previstas para este ano, alcançando a meta de 200 unidades de ensino requalificadas.
“Estamos muito contentes por este evento de hoje. Entregar uma escola totalmente requalificada e com uma nova quadra coberta, espaço dedicado aos esportes, cultura e lazer da unidade de ensino, só reafirma o compromisso que o prefeito João Campos tem com a educação da nossa cidade. A Mário Melo, por mais que seja uma escola que já existisse na rede, está sendo considerada uma nova unidade. A requalificação transformou esta escola. Um dos nossos maiores objetivos é levar este padrão para todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino do Recife. Além disso, hoje a gente também oficializa a oferta da educação integral aqui nesta unidade. O anúncio desta e de outras cinco escolas foi feito no mês passado, expandindo a rede de escolas nesta modalidade e proporcionando, além da ampliação do tempo pedagógico do estudante na escola, oportunidades de formação para crianças e jovens”, destaca o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.
EDUCAÇÃO INTEGRAL - A Prefeitura do Recife formalizou, no dia 22 de fevereiro deste ano, a expansão de escolas do Ensino Fundamental Anos Finais em tempo integral da Rede Municipal de Ensino. A implantação de seis novas unidades reafirma o compromisso da atual gestão com a educação e dá continuidade à estratégia de ampliar a oferta desta modalidade de ensino nas escolas da rede do município. Com a ampliação, para o ano letivo de 2024, a rede do Recife passa a contar com 21 escolas em tempo integral, o que representa 50% das unidades dessa etapa de ensino, ofertando mais de 1 mil novas vagas em tempo integral para a comunidade escolar.
A Rede Municipal de Ensino do Recife contabiliza 42 escolas de Ensino Fundamental Anos Finais. A expansão da rede de escolas de tempo integral foi um compromisso assumido pelo prefeito João Campos, tendo como meta chegar até o final de 2024 com 50% da rede de escolas de anos finais do ensino fundamental nesta modalidade. O montante de vagas geradas com a expansão - 1 mil novas vagas - representa 60% das matrículas dos 6ºs anos da Rede Municipal em Tempo Integral.
Além da EMTI Mário Melo, no bairro de Campo Grande, a expansão contemplou outras cinco escolas: Escola Municipal André de Melo, na Estância; Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves, na Mustardinha; Escola Municipal Antônio Farias Filho, em San Martin; Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus, nos Torrões, e Escola Municipal da Iputinga, na Iputinga.