Logo Folha de Pernambuco

Especialistas se reúnem para propor melhorias para a educação brasileira

Evento em Brasília é organizado pela OEI

Evento ocorre no próximo dia 7 de março - Ascom OEI

Atenta às necessidades de melhoria da qualidade da educação brasileira, a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) reuniu 29 renomados especialistas no país para apresentar propostas de soluções que poderão subsidiar políticas públicas para as novas gestões estaduais e federal a partir de 2023. A publicação Educação em Pauta 2022: Desafios da Educação Básica no Brasil será lançada no próximo dia 07 de março, em Brasília, em evento presencial que promoverá um debate com os autores.   

“Sabemos dos grandes desafios que a educação vem enfrentando no mundo, inclusive em virtude da pandemia da Covid-19, e decidimos reunir grandes nomes da área para debater as prioridades da agenda educacional a partir de 2023. O contexto atual reclama um novo olhar, que prepare os estudantes para as mudanças tecnológicas, promova o desenvolvimento de competências digitais, aprimore os sistemas de avaliação nacionais e concretize o regime de colaboração entre os entes federativos”, declara Raphael Callou, diretor da OEI no Brasil.  

A publicação é dividida em quatro partes. Na primeira, Maria Helena Guimarães de Castro, Priscilla Albuquerque Tavares, Mariza Abreu, José Henrique Paim, Mozart Neves, Guiomar Namo de Mello, Maria Alice Carraturi, Haroldo Correa Rocha e Maria Cecília Gomes Pereira discutem os Novos e velhos desafios estruturantes da educação brasileira.  

A segunda parte, A implementação da BNCC e do novo Ensino Médio, é discutida por Naércio Menezes Filho, Beatriz Ferraz, Alice Andrés Ribeiro, Kátia Cristina Stocco Smole, Eduardo Deschamps e Ana Amélia Inoue.    

O futuro das avaliações educacionais é a terceira parte e reuniu Carlos Palacios, Lina Kátia Mesquita de Oliveira, Nilma Santos Fontanive, Ruben Klein, José Francisco Soares, Ricardo Primi, Tatiana de Cassia Nakano, Tatiana Filgueiras e Gisele Alves para o debate.  

A quarta e última parte, Tecnologias e o futuro da Educação Básica, é o tema de Maria Alice Carraturi, Lucia Dellagnelo, Luiz Roberto Liza Curi, Maria Inês Fini, Claudia Costin e João Alegria.  

O evento, presencial, acontecerá no Conselho Nacional da Educação, em Brasília, e é aberto a todos os interessados, sendo necessária a inscrição prévia pelo link: https://forms.office.com/e/GVuQeCk344 

 

SERVIÇO  

Lançamento Educação em Pauta 2022: Desafios da Educação Básica no Brasil  

DATA: 07 março 2023  

HORÁRIO: 14h às 18h  

LOCAL: Conselho Nacional de Educação (SGAS, Av. L2 Sul, Qd 607 - Brasília/DF)  

INSCRIÇÃO:  https://forms.office.com/e/GVuQeCk344 

EVENTO PRESENCIAL 

Veja também

Após dólar bater R$ 5,99, Haddad diz ser preciso por em 'xeque profecias não realizadas' do mercado
ECONOMIA

Após dólar bater R$ 5,99, Haddad diz ser preciso por em 'xeque profecias não realizadas' do mercado

Fim amargo da COP29 prenuncia dificuldades para a ambição climática
MUNDO

Fim amargo da COP29 prenuncia dificuldades para a ambição climática

Newsletter