Férias: e-book gratuito reúne atividades educativas para crianças atípicas
As atividades podem ser aplicadas tanto por pais quanto por professores
Para ajudar pais e responsáveis a canalizar a energia das crianças durante as férias, com foco naquelas neurodivergentes, uma empresa pernambucana de educação desenvolveu um e-book com uma dezena de atividades acessíveis e educativas que promovem o desenvolvimento de habilidades sensoriais e motoras. O caderno de atividades pode ser acessado através do site.
As atividades disponibilizadas focam na diversão e desenvolvimento de crianças atípicas e podem ser aplicadas tanto por pais, em casa, quanto por professores, já que os materiais necessários para a prática são totalmente acessíveis.
Uma das atividades é a Pareando as Cores, que estimula as crianças a falarem ou apontarem os nomes das cores, pintadas com tinta guache em bandejas de ovos, que serão encaixadas com palitos de picolé pintados com as mesmas cores.
Outro exemplo é a Cada Coisa no Seu Lugar, que por meio de uma gravura impressa do corpo humano requer apenas o uso de cola e tesoura para que as crianças sejam ensinadas a indicar quais partes do corpo correspondem ao desenho apresentado.
“Nosso objetivo é ajudar os pais e responsáveis a canalizar a energia dessas crianças durante as férias escolares, além de apoiar professores quando do retorno às aulas, uma vez que essas atividades desenvolvem importantes habilidades nessas crianças, como foco e concentração, além de habilidades motoras”, explica CEO da Dulino, Raphael Gadelha.
Embora o caderno seja para utilização de crianças neurodivergentes que estão na primeira infância, o material também impacta pais e professores, promovendo uma melhor convivência e possibilidade de trabalhar o desenvolvimento pessoal e escolar das crianças que acompanham sem maiores dificuldades.
“As atividades estimulam habilidades que para a criança neurodivergente exige um esforço maior, mas que é base para todo o seu aprendizado. Mantendo-as, de forma lúdica, motivadas e fortalecendo o vínculo afetivo com seus familiares, além de favorecer situações que estimulam a socialização e inclusão dentro do contexto que a criança está inserida”, explica a fonoaudióloga Fadja Auxiliadora Alves e Silva.
Segundo ela, as atividades são baseadas na hierarquia do neurodesenvolvimento motor, de comunicação e cognitiva, levando em consideração habilidades básicas que dão subsídio para todo o desenvolvimento de habilidades mais complexas. “São atividades importantes não apenas na aquisição de novas habilidades, mas também para aumentar as chances dessa criança responder de modo satisfatório aos estímulos e generalizar esse aprendizado”, aponta.
Ao todo, o e-book disponibilizado pela Dulino reúne 10 atividades educacionais que permitem trabalhar a prática do foco, da concentração e da coordenação visomotora, que é a habilidade de fazer com que os movimentos do corpo estejam em sintonia com o que é visualizado.
CRIANÇAS NEURODIVERGENTES - A neurodivergência é uma condição em que o funcionamento cerebral difere significativamente do que é considerado típico ou neurotipicamente esperado. São exemplos de crianças neurodivergentes aquelas diagnosticadas com autismo, dislexia, TDAH, síndrome de Tourette, discalculia e disgrafia, por exemplo.