Logo Folha de Pernambuco

Fim da vida sob o olhar lúdico de uma criança

Psicopedagoga escreve livro infantil para ajudar as crianças a passarem pelo luto

Camila Capel é psicopedagoga com aprofundamento em pedagogia Waldorf - Gerson Lírio

A menina Helena passava as férias de verão em Angra dos Reis com o pai, a mãe, a irmã e seu avô – opa em alemão –, quando se viu diante de algo além da sua compreensão: a perda de uma pessoa querida. O evento doloroso faz a menina questionar a mãe sobre o fim da vida e o que acontece quando alguém “vira uma estrelinha”?

É a partir deste relato real e emocionante da perda do avô, vivido pela filha, que a psicopedagoga Camila Capel escreveu A Mala do Opa. A narrativa, sensível e poética, auxilia pais e filhos a tratarem de temas como perdas familiares, a saudade para quem fica e até os rituais de despedida, como o enterro e a cremação.

O livro trabalha os conceitos de inteligência emocional em metáforas baseadas na Parentalidade Essencial, um modelo de educação parental idealizado por Camila, para ajudar as crianças a entenderem que a morte, independentemente de religião, é uma passagem. A ideia de que alguém “virou uma estrelinha”, por exemplo, ajuda a reforçar a conexão entre quem partiu e quem fica.

— Meu coração fica muito tranquilo quando penso que eles estão no céu, nas estrelas, e que nós, aqui na Terra, continuamos ligados a eles porque fazemos parte da mesma constelação. Assim como as estrelas, que apesar de separadas, fazem parte de um mesmo conjunto, nós continuamos a história da nossa família aqui da Terra até que um dia estaremos lá no alto, também. (A Mala do Opa, p. 31)

A delicadeza com que Camila Capel aborda o tema do fim da vida para crianças se materializa no traço suave das aquarelas da ilustradora Luciana Leite para retratar Helena e a família em cenários de Angra dos Reis. As ilustrações auxiliam na compreensão de metáforas como a da “mala do opa”, uma forma lúdica que a autora encontrou para explicar a partida de alguém querido.

Durante o processo de produção de A Mala do Opa, Camila Capel também escreveu o livro Vamos falar sobre a vida? Esta obra é voltada aos pais que enfrentam o luto, mas que precisam lidar simultaneamente com o tema da morte junto aos filhos, mas também às pessoas que queiram desconstruir conceitos sobre a vida e morte.

Interatividade

O livro também conta as versões audiobook e videobook, disponibilizados através de Qr Codes. As versões digitais possuem como pano de fundo uma trilha sonora autoral, encomendada ao maestro e compositor Fabio Cardia, que desenvolveu uma faixa exclusiva para cada página. O álbum musical “A Mala do Opa” está disponível gratuitamente em todas as plataformas.

Título: A Mala do Opa

Autora: Camila Capel

Ilustradora: Luciana Leite

Editora: Leitura e Arte Editora; 1ª edição

ISBN: 6599036058

Páginas: 50

Formato: 26.5 x 26.5 cm

Preço: 80,00

Onde comprar: Amazon

 

Sobre a autora: Camila Capel é psicopedagoga com aprofundamento em pedagogia Waldorf, facilitadora de processos de autodesenvolvimento, meditação e mindfulness e educadora de adultos. É também autora do livro Vamos falar sobre a vida? Desconstruindo tudo que você aprendeu sobre morte (Leitura e Arte Editora), um guia para os ajudar pais e filhos a lidarem com o luto e com perdas familiares.

 

Veja também

Relatório da PF diz que Marinha tinha tanques à disposição para golpe
Tentativa de golpe

Relatório da PF diz que Marinha tinha tanques à disposição para golpe

Militar diz que Bolsonaro recuou após golpe fracassado no Peru
Bolsonaro

Militar diz que Bolsonaro recuou após golpe fracassado no Peru

Newsletter