Logo Folha de Pernambuco

Habilidades Socioemocionais: como as escolas podem garantir o desenvolvimento dos alunos?

As competências socioemocionais se tornaram parte fundamental do ensino básico brasileiro

As habilidades socioemocionais devem ser desenvolvidas desde a Educação Infantil - Freepik

As habilidades socioemocionais são um conjunto de competências para o controle das emoções em contextos que exijam uma maior resiliência ou mesmo no dia a dia. No âmbito educacional, estas habilidades ganharam força por serem preponderantes nas relações entre os alunos, com os professores e com a comunidade escolar de modo geral. Estão, inclusive, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

No guia Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, elaborado pelo MEC, é declarado que o respeito aos estudantes e a seus tempos socioemocionais deve ser um princípio orientador de toda a ação educativa na Educação Básica. O texto também expõe a importância do fator socioemocional dos alunos em relação a sua formação e à capacidade de exercer a cidadania em sua plenitude.

Importância do sociemocional na escola

Rafael Antunes, diretor da Unidade Mooca da Escola Vereda, explica que, quando se fala da formação de estudantes, é preciso vislumbrar um cenário no longo prazo, tendo sempre em perspectiva que as experiências e os saberes desenvolvidos hoje terão impacto ao longo de toda a vida do indivíduo.

Investir em um processo formativo socioemocional garante que o aluno será proativo e independente, tanto na sua trajetória nos estudos quanto em sua vida adulta. “Desenvolver habilidades socioemocionais é garantir que o estudante atue como protagonista em sua jornada escolar, assumindo maior responsabilidade por sua própria aprendizagem e suas relações no ambiente da escola, potencializando habilidades como empatia, independência e proatividade”, explica Rafael.

Além disso, o gestor ressalta que o desenvolvimento dos estudantes está relacionado aos pilares de formação cidadã, baseados na autonomia e no protagonismo, algo aplicado pela Escola Vereda. “Nosso foco é em uma formação cidadã que permita a cada estudante alcançar seus objetivos pessoais ao mesmo tempo em que contribua para uma sociedade cada vez melhor. Por isso, a importância de ser um adulto consciente, crítico, autônomo e empático”, explica.

Com 5 anos de atuação, a Escola Vereda oferece formação do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio | Divulgação

O diretor compreende o papel das competências emocionais como base para a construção da nossa sociedade. “Quanto mais cedo estas e outras habilidades forem desenvolvidas, melhores serão os resultados no futuro, quando este estudante passará a ser um membro efetivo da nossa sociedade, com uma inteligência emocional que contribua tanto para sua autorrealização quanto para o bem coletivo”.

Inclusive, além dos trabalhos motores e cognitivos, o socioemocional é muito importante na primeira infância. A educação infantil que se baseia nesses pilares estimula a criança a aprender a ter relações interpessoais mais saudáveis e respeitosas, seja com docentes, seus colegas ou responsáveis. Esse processo pode ser aplicado nas escolas por meio de experiências artísticas, atividades lúdicas e brincadeiras.

Uma pesquisa feita pela Universidade de Montreal no Canadá, ao entrevistar 78 mães e filhos, chegou à conclusão que as crianças têm um impacto positivo na função executiva dos seus cérebros em formação quando praticam sua autonomia. Sendo parte importante do desenvolvimento cognitivo, essa função engloba a memória de trabalho, capacidade de resolução de problemas, planejamento e execução de atividades, raciocínio e a flexibilidade de tarefas.

Como a escola pode abordar a pauta

Segundo Rafael, é importante se ater ao tempo de aprendizagem dos estudantes. Ele explica como a Escola Vereda costuma trabalhar essas competências. “Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, são abordadas as habilidades socioemocionais (foco no autoconhecimento) e, nos anos finais, trabalhamos as habilidades para a vida (foco nas interações do indivíduo com a sociedade). Já no ensino médio, é estruturado o projeto de vida de cada estudante (foco na escolha da carreira)”.

Ele ressalta que, para aproveitar os ganhos, os conceitos da educação socioemocional devem ser aplicados transversalmente em todas as disciplinas escolares. “Os exemplos vão desde os conceitos de empatia e respeito até diversidade, aplicados nos estudos das diferentes civilizações em História, passando pela associação do conceito de desenvolvimento sustentável e consumo consciente aos conteúdos de ecologia em Ciências e até a compreensão das próprias emoções e desenvolvimento da inteligência emocional aplicadas às aulas de Teatro e Artes”.

O gestor também reforça que os professores, assim como os estudantes, passam por formações voltadas para as habilidades socioemocionais e para a vida: “Realizamos esse movimento pensando na transversalidade dos temas com disciplinas específicas (Ciências, História e Programação, por exemplo) e, também, no dia a dia da escola, onde tais habilidades podem ser verificadas, exercidas e medidas em diferentes interações e situações”, finaliza.

Sobre a Escola Vereda (www.escolavereda.com.br) - Com 5 anos de atuação, a Escola Vereda oferece formação do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio nos campi de Santo André, São Bernardo do Campo e Mooca. Ela se destaca por ofertar educação integral, através de um planejamento pedagógico minucioso, construído com intencionalidade pedagógica, permitindo assim o foco no protagonismo do estudante e na construção do conhecimento, de maneira alinhada à BNCC, por meio do desenvolvimento dos conteúdos, das habilidades cognitivas, habilidades socioemocionais e habilidades para a vida, resultando na formação das competências necessárias para o século XXI. Tudo isso com um ticket médio competitivo, com o objetivo de oferecer um ensino de qualidade acessível.

Veja também

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

CMDO 7ª REG. MILITAR - BA CURADO - edital

CMDO 7ª REG. MILITAR - BA CURADO - edital

Newsletter