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Internet como aliada do ensino para conscientizar os estudantes das armadilhas virtuais

No Colégio Grande Passo as disciplinas de Atualidades e de Educação Digital caminham juntas

No Colégio Grande Passo as disciplinas de Atualidades e de Educação Digital caminham juntas para con - Divulgação


Desde que a internet passou a fazer parte do cotidiano das pessoas, o acesso à informação ficou muito mais fácil. Utilizar a internet no aprendizado está virando uma necessidade por isso o professor precisa estar preparado para desenvolver trabalhos que incluam diversos recursos tecnológicos. Aprofundar os conhecimentos sobre esse assunto é uma escolha interessante para o educador. No Colégio Grande Passo, em Boa Viagem, as disciplinas de Atualidades e de Educação Digital caminham juntas para conscientizar os estudantes sobre as “armadilhas” dispostas nas redes sociais. 

Segundo a coordenadora pedagógica do Colégio Grande Passo, Patrícia Cardoso, no passado, as aulas ocorriam majoritariamente por quadro-negro e da explicação dos educadores em sala. No entanto, a educação digital traz consigo técnicas mais ousadas, mediadas pelo auxílio de instrumentos pedagógicos inovadores e significativos para os alunos. 

“O novo formato é possível por meio da adoção e implementação de ferramentas digitais, como a inteligência artificial e a gamificação, no contexto educativo. O processo de ensino e aprendizagem, dessa maneira, é intensificado e exerce maior motivação sobre os alunos, as famílias e os educadores”, disse a coordenadora pedagógica.

Para a professora da disciplina Atualidades e Educação Digital, Suzane Araújo, a educação não pode ignorar essas mudanças sociais e precisa constantemente aliar o conhecimento com os aspectos da vida do aluno. Para ser possível incluir as redes sociais na educação, o educador precisa realizar um planejamento consistente, pensando em como as novas tecnologias podem servir de apoio na sala de aula.

“Por debates, vídeos, relatos e atividades reflexivas formamos jovens mais críticos e éticos capazes de exercer um protagonismo assertivo nos espaços das mídias interativas”, disse. “A escola pode utilizar a vivência anterior do aluno com a tecnologia e motivá-lo ao uso dos recursos digitais não só para diversão, mas também para o aprendizado e busca de novos saberes. É preciso mostrar para o educando que a internet pode além de proporcionar lazer, facilitar a aquisição de novos conteúdos”, complementou.

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