"Não deixem de vacinar seus filhos contra o COVID19", alerta pediatra pernambucano
Dr. Daniel Henrique é o pediatra referência em Salgueiro e região
Na direção anuanciada aqui no Blog Papo de Primeira na semana passada, iremos publicar entrevistas, notícias e informações que reforcem a importância da vacinação infantil contra o vírus da COVID19.
O percentual de crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra o coronavírus no estado de Pernambuco ainda é menor que 50% (acompanhe o PLACAR DA VACINA, nossa atualização semanal).
Esta semana, trazemos a entrevista com o médico pediatra Dr.Daniel Henrique, referência em Salgueiro e região. Dr. Daniel tem na sua rede social mais de 32 mil seguidores e publica constantemente informações, assim como combate desinformações, em relação as vacinas, como no post abaixo:
Confira aqui a entevista na íntegra com Dr. Daniel Henrique:
Papo de Primeira: Qual a importância da vacina infantil contra o COVID-19?
Dr. Daniel - A vacinação da faixa etária pediátrica se faz importante pela necessidade de diminuir a circulação viral (que é o objetivo de toda vacina), e pela capacidade das vacinas em prevenir hospitalização e desfechos graves. Atualmente, a COVID-19 é a doença prevenível por vacina que mais mata criança no Brasil (Já são quase 1500 mortes desde o início da pandemia).
Papo de Primeira: Quais os riscos? Existe alguma pesquisa que gere alguma insegurança?
Dr. Daniel - As vacinas são extremamente seguras! O principal efeito colateral são comuns à maioria das vacinas do calendário vacinal (febre, dor no local da aplicação, dor de cabeça, moleza no corpo). Outro efeito colateral raro, mas que costuma causar ansiedade é a possibilidade de miocardite (uma inflamação do músculo cardíaco). Para ter ideia da raridade, até dezembro de 2020, nos EUA, foram aplicadas cerca de 8 milhões de doses nessa faixa etária, sendo documentadas apenas 8 casos de miocardite (1 caso a cada 1 milhão de vacinas aplicadas).
Papo de Primeira: Qual a mensagem que você pode deixar para os responsáveis por crianças de 5 a 11 anos?
Dr. Daniel - Vacinem seus filhos! Mesmo sabendo que as crianças não são o alvo preferencial da COVID-19, temos 1449 mortes de criança de zero a 11 anos (dados do Butantã) e nós não sabemos onde esse raio pode cair! Cabe a nós, pais, prevenir para não ter que chorar o leite derramado!