Logo Folha de Pernambuco

"Não deixem de vacinar seus filhos contra o COVID19", alerta pediatra pernambucano

Dr. Daniel Henrique é o pediatra referência em Salgueiro e região

Médico pediatra, Daniel Henrique - Arquivo Pessoal

Na direção anuanciada aqui no Blog Papo de Primeira na semana passada, iremos publicar entrevistas, notícias e informações que reforcem a importância da vacinação infantil contra o vírus da COVID19. 

O percentual de crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra o coronavírus no estado de Pernambuco ainda é menor que 50% (acompanhe o PLACAR DA VACINA, nossa atualização semanal).

Esta semana, trazemos a entrevista com o médico pediatra Dr.Daniel Henrique, referência em Salgueiro e região. Dr. Daniel tem na sua rede social mais de 32 mil seguidores e publica constantemente informações, assim como combate desinformações, em relação as vacinas, como no post abaixo:

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Pediatra | Online e Salgueiro (@dr.danielhenrique)

Confira aqui a entevista na íntegra com Dr. Daniel Henrique:

Papo de Primeira: Qual a importância da vacina infantil contra o COVID-19? 

Dr. Daniel - A vacinação da faixa etária pediátrica se faz importante pela necessidade de diminuir a circulação viral (que é o objetivo de toda vacina), e pela capacidade das vacinas em prevenir hospitalização e desfechos graves. Atualmente, a COVID-19 é a doença prevenível por vacina que mais mata criança no Brasil (Já são quase 1500 mortes desde o início da pandemia). 

Papo de Primeira: Quais os riscos? Existe alguma pesquisa que gere alguma insegurança?

Dr. Daniel - As vacinas são extremamente seguras! O principal efeito colateral são comuns à maioria das vacinas do calendário vacinal (febre, dor no local da aplicação, dor de cabeça, moleza no corpo). Outro efeito colateral raro, mas que costuma causar ansiedade é a possibilidade de miocardite (uma inflamação do músculo cardíaco). Para ter ideia da raridade, até dezembro de 2020, nos EUA, foram aplicadas cerca de 8 milhões de doses nessa faixa etária, sendo documentadas apenas 8 casos de miocardite (1 caso a cada 1 milhão de vacinas aplicadas).

Papo de Primeira: Qual a mensagem que você pode deixar para os responsáveis por crianças de 5 a 11 anos?

Dr. Daniel - Vacinem seus filhos! Mesmo sabendo que as crianças não são o alvo preferencial da COVID-19, temos 1449 mortes de criança de zero a 11 anos (dados do Butantã) e nós não sabemos onde esse raio pode cair! Cabe a nós, pais, prevenir para não ter que chorar o leite derramado!

 

Veja também

Descubra os 4 benefícios de comer uvas todos os dias
Alimentação

Descubra os quatro benefícios de comer uvas todos os dias

Brasil tem carência de 1,5 mil leitos de UTI neonatal para atender recém-nascidos
Saúde

Brasil tem carência de 1,5 mil leitos de UTI neonatal para atender recém-nascidos

Newsletter