No bairro da Cohab, uma escola que prioriza a Educação de Jovens e Adultos
Carla Cristiane Alexandre Ferreira é professora concursada há 26 anos da rede municipal do Recife. Há 7, está gestora de uma unidade de ensino fundamental, a Escola Dois Rios, que fica no bairro da Cohab, próximo ao Ibura, na zona sul do Recife.
A Escola Municipal de Dois Rios possui um trabalho pedagógico diferenciado, reconhecido pela comunidade escolar. São muitos projetos e premiações, tanto para os Anos Iniciais e finais do ensino fundamental. E a pandemia, ao invés de limitar a atuação do corpo docente, parece ter provocado uma energia extra.
Equipe pedagógica, Priscila e Bruno, com a Diretora Carla Ferreira | Arquivo Pessoal
“O ano de 2020 foi bastante desafiador, mas o engajamento e esforço da equipe para que tudo acontecesse de forma “branda”, apesar do momento tão “pesado”, nos possibilitou reafirmar que mesmo em situações adversas, esta equipe de fato se preocupa com o ensino ofertado aos nossos estudantes para que seja sempre de qualidade”, pontua Carla.
“Em dezembro, a partir da proposta de uma empresa parceira de escrita de uma carta enviada ao Papai Noel, percebemos que a EJA (Educação de Jovens e Adultos) não seria contemplada e imediatamente buscamos alternativas e incluí-los. Foi aí que surgiu a ideia de incentivar a escrita, conseguir “anjos amigos” e assim, também realizar sonhos. Foram pedidos lindos, inusitados, singelos, mas que trouxeram muita felicidade! Apesar de ter sido algo pensado internamente, a experiência além de nos emocionar, rendeu frutos, gerando até matéria em televisão” contou a professora.
Professores e Estudantes da Educação de Jovens e Adultos da EM Dois Rios | Arquivo Pessoal
“É interessante destacar que tudo isso foi desenvolvido dentro da dinâmica do ensino remoto, implantada em virtude da pandemia, na qual a EJA também tem interação diariamente e é frequentemente convocada a novos desafios, dentro do uso das tecnologias, inclusive com participação em duas edições do Fórum Metropolitano da EJA, mostrando que apesar da faixa etária, do ritmo e de precisarem de ajuda, não podem esmorecer!” finalizou.
Sem dúvida alguma, um grande exemplo de inclusão, de cidadania e de serviço público. Parabéns a todos que fazem a Escola Municipal Dois Rios!
Todos os sábados, publicaremos histórias de sucesso na educação, sob a perspectiva de quem faz o serviço acontecer no chão da escola, na sala de aula.