Novo lançamento da Pó de Estrelas debate processo criativo em mundo acelerado
“Casa” chega com boas conversas tanto no que diz respeito ao seu processo quanto a sua narrativa
A história de um livro começa bem antes de abrir suas páginas e, com Livros Ilustrados, essa “história” costuma ser ainda maior.
A Pó de Estrelas Editora celebra o nascimento de um livro que teve um grande processo criativo e que traz, nele, a reflexão sobre processo criativo e o tempo da criação. “Casa”, de Gabriela Vasconcellos e Giovanna Monteiro, teve seu lançamento na última quinta-feira, na Livraria Pó de Estrelas, Poço da Panela, Zona Norte da cidade. Como um livro de uma única página - e várias dobras - pode ter levado mais de um ano para ficar pronto?
“Casa” fala sobre um tempo e um espaço. Refletir sobre o que é “casa” é lugar subjetivo e profundo. Logo, o processo para chegar em imagens e narrativas pode demorar mais do que se pensa. Gabriela criou a narrativa enquanto estava morando fora do Brasil e os questionamentos sobre o que é “casa” e onde estava a “casa” no agora estavam aflorados. Convidou Giovanna para criarem juntas o que, agora sim, seria o livro propriamente dito: “Ilustrar ‘Casa’ foi me vestir de infância e brincar mais uma vez com tantos objetos e espaços íntimos”, compartilha a ilustradora. “O tema convoca para lugares de encantamento, segurança e sonho. Quando as pessoas passam as pequenas páginas do livro e o desdobram, a imagem que surge vai para um lugar muito pessoal de cada uma. É bonito de estar presente e testemunhar”, conclui Patrícia Vasconcellos, editora responsável pelo projeto.
O debate, que aconteceu no lançamento do livro, embaixo de uma mangueira que dava para ver a lua entre as folhas, trouxe a importante reflexão sobre o processo criativo e o tempo da criação em tempos corridos e instantâneos. “Casa” chegou trazendo boas conversas tanto no que diz respeito ao seu processo quanto a sua narrativa. Um livro que merece ser vivenciado!