Logo Folha de Pernambuco

O bilinguismo também ensina a olhar com empatia

Falar mais de um idioma pode facilitar a interação com pessoas de diferentes origens e culturas

Competências socioemocionais afetam diretamente o desempenho dos estudantes na escola - Imagem de pikisuperstar no Freepik

Em um mundo onde as barreiras linguísticas desaparecem diante da crescente interconexão global, o bilinguismo não é apenas sobre falar duas línguas, mas sim sobre desbloquear um conjunto diversificado de habilidades emocionais e sociais.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo Instituto Ayrton Senna, realizada em colaboração com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2023, com estudantes de Sobral, no Ceará, as competências socioemocionais afetam diretamente o desempenho dos estudantes na escola, além de impactar também no bem-estar e progresso pessoal. “Um dos maiores benefícios do bilinguismo na infância reside na capacidade aprimorada de resolver problemas. Conforme mostram os estudos, crianças bilíngues tendem a ser mais habilidosas do que aquelas que falam apenas um idioma”, diz Claudia Peruccini, gerente pedagógica da Red Balloon. Segundo a educadora, isso acontece também porque o aprendizado de uma nova língua amplia habilidades de relacionamento e interação, além de promover a capacidade de pensar de forma mais flexível e criativa.

Um idioma que promove confiança e gentileza

Ainda conforme a especialista em educação, a criança bilíngue é capaz de controlar melhor seus impulsos, resolver conflitos e entender perspectivas diferentes, devido à constante alternância entre idiomas e à necessidade de gerenciar sistemas linguísticos diferentes. Além disso, elas apresentam um melhor desempenho ao executar tarefas quando comparadas às monolíngues, devido ao desenvolvimento do autocontrole, da flexibilidade cognitiva e do planejamento. “O bilinguismo tem um impacto substancial na autoestima e autoconfiança de crianças e adolescentes, fornecendo uma sensação de realização pessoal, fortalecimento da identidade cultural, desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas e reconhecimento social de seu desempenho linguístico”, avalia Claudia. “Esses benefícios contribuem para um maior bemestar emocional e uma maior capacidade de enfrentar os desafios da vida”.

Disciplina positiva em prol do bilinguismo

Na esfera educacional, a disciplina positiva se destaca como uma ferramenta essencial para apoiar o crescimento socioemocional de crianças, inclusive as bilíngues. Baseada no respeito mútuo e na resolução colaborativa de problemas, essa abordagem promove um ambiente de aprendizado acolhedor e estimulante, onde as crianças podem prosperar e desenvolver todo o seu potencial. “Além disso, pode aprimorar a empatia e a sensibilidade cultural, o que facilita a compreensão das emoções e atitudes de colegas e amigos, promovendo assim uma visão de mundo mais inclusiva e diversificada”, conclui Peruccini.

Veja também

Saiba quem é o delegado da PF por trás da investigação da trama golpista
BRASIL

Saiba quem é o delegado da PF por trás da investigação da trama golpista

Mirassol será quinto clube a estrear na Série A desde a era dos pontos corridos; veja lista
Futebol

Mirassol será quinto clube a estrear na Série A desde a era dos pontos corridos; veja lista

Newsletter