Logo Folha de Pernambuco

O que acontece na infância não fica na infância

Em 24 de agosto, é celebrado o Dia da Infância no Brasil

Infância: estudos comprovam que esta é a fase mais importante do desenvolvimento humano - br.freepik.com

A infância é o período que vai desde o nascimento até a puberdade. Estudos comprovam que esta é a fase mais importante do desenvolvimento humano. Até os dois anos de idade, a velocidade de sinapses (conexões) que acontecem no cérebro é inigualável a qualquer outra fase da vida. “A interação da criança com o ambiente por meio de seus órgãos do sentido: tato, visão, paladar, olfato e audição, bem como com as primeiras emoções, garante o processamento de novas informações, oportunizando às células do sistema nervoso alterações neurológicas”, explica Márcia Chammas, psicóloga e orientadora educacional dos anos finais do Ensino Fundamental na Unidade Higienópolis do Colégio Rio Branco, de São Paulo (SP).

“As experiências vividas na infância, portanto, estabelecem a base do nosso desenvolvimento cognitivo, psíquico e socioemocional, dando sustentação à aprendizagem ao longo de toda a vida. Elas impactam diretamente a formação da personalidade”, acrescenta a especialista.

Para que esse impacto seja positivo no desenvolvimento individual, é preciso um olhar atento ao tripé saúde física, saúde emocional e saúde intelectual. Da saúde física, fazem parte a boa alimentação, a hidratação, as atividades físicas e a higiene do sono. A saúde emocional é alcançada por meio de acolhimento, proteção, afeto e criação de vínculos. Já para cuidar da saúde intelectual da criança, é preciso oferecer interações, estímulos e educação formal.

A importância da leitura na infância

Neste contexto de desenvolvimento acelerado, a infância é também o momento ideal para o incentivo à leitura. “Vivenciar a leitura desde cedo é muito importante. As crianças que desenvolvem esse gosto tendem a se tornar leitores assíduos ao longo da vida, o que garante desenvolvimento da linguagem e da capacidade cognitiva, estimulando a imaginação e a criatividade, possibilitando novas experiências e emoções, compreensão e reflexão, bem como o fortalecimento do vínculo afetivo”, alerta Jane Gomes, coordenadora pedagógica do Fundamental I (2° e 3° anos) do Colégio Master, de Fortaleza (CE).

Para ela, "na infância, as histórias se transformam em verdadeiros tesouros e ensinam valiosas lições que carregamos conosco para sempre”. A especialista indica ainda títulos que marcaram a sua infância, moldaram o seu gosto literário e despertaram a sua paixão pela leitura: "O Pequeno Príncipe" e "A Menina que Roubava Livros".

Veja também

Trump indica médico contrário ao lockdown durante pandemia para chefiar importante agência de saúde
EUA

Trump indica médico contrário ao lockdown durante pandemia para chefiar importante agência de saúde

Ucrânia e Coreia do Sul concordam em compartilhar informações militares
Guerra no oriente médio

Ucrânia e Coreia do Sul concordam em compartilhar informações militares

Newsletter