Logo Folha de Pernambuco

Orçamento da Criança é aprovado na Lei Orçamentária Anual de 2024

O Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2024 foi aprovado na Assembleia Legislativa de Pernambuco

Jarbas Araújo / Alepe

Pela primeira vez, o documento conta com uma sessão específica para identificar os investimentos voltados para as crianças com até seis anos de idade. É o chamado Orçamento da Criança, previsto pela Emenda Constitucional (EC) 60, criada neste ano por iniciativa da deputada Simone Santana, coordenadora da Frente Parlamentar da Primeira Infância da Alepe.

A partir de agora, a LOA deve informar todas as rubricas destinadas à faixa etária, nas áreas de saúde, educação e assistência social, assim como os investimentos em políticas intersetoriais. “Até pouco tempo atrás, encontrávamos pouca adesão à ideia de se criar um Orçamento da Criança. Mas percebemos que hoje o cenário está bem mais favorável. Está cada vez mais consolidada a ideia de que não se enfrenta a desigualdade social sem política pública para a primeira infância. E política pública precisa estar no orçamento para sair do papel”, analisa Simone Santana.

De acordo com o Orçamento da Criança, o Governo de Pernambuco investirá R$ 2,1 bi, direta e indiretamente, na primeira infância. Esse valor corresponde a 4% do total de 49,5 bi previsto na LOA. “É importante destacar que, a cada fim de bimestre, o Governo do Estado divulga um relatório resumindo a execução orçamentária prevista na LOA. E que o Orçamento da Criança deve ser contemplado nesses balanços, de acordo com a EC 60.

Veja também

UFPE divulga resolução sobre vagas para Processo Seletivo Sisu 2025
EDUCAÇÃO

UFPE divulga resolução sobre vagas para Processo Seletivo Sisu 2025

China classifica lista de restrições sobre empresas chinesas como 'coerção econômica' dos EUA
RELAÇÕES COMERCIAIS

China classifica lista de restrições sobre empresas chinesas como 'coerção econômica' dos EUA

Newsletter