Palestra aborda a pedagogia da ternura na educação familiar
A experiência de 45 anos em sala de aula do professor Arnaldo Mendonça traduzida em livro
Com a proposta de trazer dicas para os pais, parentalidade, profissionais da educação e pessoas interessadas na temática uma palestra gratuita sobre a pedagogia da ternura será realizada nesta quinta-feira (16), às 18h, Shopping Patteo em Olinda, piso L2, ao lado da sala de vacinação. A atividade será ministrada pelo professor Arnaldo Mendonça que explicará de maneira objetiva um resumo do seu livro e a importância do tema na Educação das crianças e adolescentes. Em seguida, o autor fará uma conversa esclarecendo dúvidas e autografando os livros.
Educar descendentes diante de uma rotina exaustiva de trabalho nem sempre é tarefa fácil e das mais práticas. A afirmativa é conhecida pela parentalidade que põe a “mão na massa” e decide orientar conforme o ritmo familiar. Seja de qual credo, cor, classe social, poder econômico, algumas dicas são indispensáveis para a formação humana. Essas e outras contribuições fazem parte da constatação observada na rotina de administrar uma escola apoiando pais e educadores. Atividades nem sempre fáceis, mas de resultado imensurável. Com esse sentimento de gratidão e entrega ao que se faz, numa experiência de 45 anos entre a dinâmica de sala de aula e a gestão pedagógica, o professor Arnaldo Mendonça lança neste mês de dezembro o livro "Vivência de Gestão Escolar: Criatividade, Limites e a Pedagogia da Ternura". A leitura da obra é destinada a todas as pessoas interessadas no assunto.
O professor Arnaldo Mendonça deixa evidente seu compromisso com o educar e o compromisso social, quando explica que "existe sempre a minha preocupação em apoiar as famílias para orientar a formação dos filhos". Por isso, os textos são dirigidos a educadores, pais e mães de crianças e adolescentes, porque não há como dissociar a educação escolar da vida familiar. A leitura e a dinâmica dos textos trazem simplicidade, permitindo acesso diante da fácil leitura e compreensão, mantendo distância de um manual de gestão escolar. "As inúmeras histórias certamente ajudarão os profissionais da educação e os pais, apoiando o processo educacional e deixando-o mais leve e prazeroso" explica o autor e professor, Arnaldo Mendonça.
O investimento promocional da obra é de R$ 30 no local do evento e com valor de R$ 35 após o lançamento que pode ser adquirido no Colégio DOM. Os direitos autorais serão revertidos integralmente para a Fazenda da Esperança Padre Antônio Henrique, da Arquidiocese de Olinda e Recife. As 160 páginas do livro trazem a árdua e vitoriosa caminhada para reconstruir a imagem de uma escola, desde o estabelecimento dos limites nos discentes e pais, condição indispensável para se ensinar e aprender, passando por soluções criativas, necessárias para compensar a falta de recursos, até chegar à Pedagogia da Ternura, capítulo mais longo.
ARNALDO MENDONÇA - Nasceu em 03 de abril 1959, em Goiana, PE. Professor desde os dezesseis anos, cursou parte do bacharelado em Engenharia Mecânica na UFPE e migrou para a Licenciatura em Matemática, abraçando de vez a carreira de educador. É especialista em Administração Escolar e Planejamento Educacional pela UFPE. Lecionou em quinze escolas de educação básica; atuou na Direção Pedagógica de escolas e na Direção Acadêmica de faculdade privada. Foi Conselheiro Estadual de Educação de Pernambuco de 2003 a 2014, exercendo a presidência da Câmara de Educação Superior por três biênios. Desde 2005, é Diretor Executivo do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco – SINEPE / PE. Foi assessor educacional da Presidência do Sistema Fecomércio/Senac/ Sesc/PE por onze anos, exercendo a coordenação geral, de 2008 a 2018, do Congresso Internacional de Tecnologia na Educação – CITE, que reuniu mais de 4.500 educadores em várias de suas edições.
SERVIÇO:
O QUE: Palestra com lançamento do livro "Vivência de Gestão Escolar: Criatividade, Limites e a Pedagogia da Ternura".
QUANDO: Quinta (16), às 18h
ONDE: piso L2 do Shopping Patteo em Olinda. Ao lado da sala de vacinação.
Com informações da Assessoria de Imprensa