Logo Folha de Pernambuco

‘PIPOCA E PICOLÉ’ valoriza as diferenças e a nova forma de ver o mundo

Livro aborda a diversidade na formação familiar e exalta o amor

Adriana Lisboa, nascida no Rio de Janeiro em 1970, é uma escritora versátil, reconhecida por sua contribuição à literatura como ficcionista, poeta, ensaísta e tradutora. - Divulgação

Pipoca não costuma se aproximar muito de cachorros. Tem um pé atrás, ou melhor dizendo, medo. Mas foi bater o olho pela primeira vez em Picolé, um cãozinho que passeava na mesma praça que ela, que logo sentiu confiança e se aproximou. Encostou a mão no seu focinho e a relação começou ali, à primeira lambida. E é sobre suas semelhanças e diferenças - principalmente este segundo quesito - que trata o lançamento da Elo Editora, Pipoca e Picolé, escrito pela premiada escritora Adriana Lisboa e ilustrado por Ana Cardia.

Desde a primeira troca de palavras, os protagonistas, muito fofos, conversam e compartilham suas experiências de vida. Enquanto Picolé foi adotado, após um início de história triste, ficar sozinho, num abrigo para cães, Pipoca é criada por duas mães e um pai. Juntos, descobrem a particularidade do outro, novas possibilidades e a alegria que ambos têm com suas vivências e trajetórias.

E as diferenças, celebradas no livro, mostram que cada um tem sua familia e o amor é o elo que une todas as relações. “Pipoca é uma menina. Picolé é um cachorrinho. Os papais e as mamães dos dois têm por eles um amorzão imenso, maior que o mundo e o sol e a lua juntos”, diz o trecho final.

A narrativa delicada e envolvente de Adriana Lisboa proporciona às crianças não apenas uma nova forma de ver as relações e o mundo, mas também estimula a empatia e o respeito pela diversidade. As ilustrações delicadas de Ana Cardia dão vida à história, tornando-a ainda mais cativante e inspiradora.

'Pipoca e Picolé' é mais do que um livro, transmite a mensagem de inclusão e amor. É uma ferramenta poderosa para educadores e pais abordarem temas relevantes como diversidade, adoção e aceitação. Uma obra que ressalta a beleza das diferenças e a importância de valorizá-las em nossa sociedade.

Sobre a autora

Adriana Lisboa, nascida no Rio de Janeiro em 1970, é uma escritora versátil, reconhecida por sua contribuição à literatura como ficcionista, poeta, ensaísta e tradutora. Seus romances premiados, incluindo "Sinfonia em branco" e "Azul-corvo", e suas obras poéticas como "Parte da paisagem" refletem seu talento singular. Com mestrado em literatura brasileira e doutorado em literatura comparada pela UERJ, também possui uma extensa experiência acadêmica e internacional, tendo ensinado em universidades nos Estados Unidos e realizado pesquisas em instituições renomadas como o Centro Internacional de Estudos Japoneses - Nichibunken e a Universidade do Novo México. Sua vida cosmopolita, com residências em diversos países, enriquece sua escrita e a torna uma voz influente na cena literária contemporânea, com suas obras traduzidas para mais de vinte idiomas e publicadas em revistas de prestígio como Modern Poetry in Translation e Granta.

Sobre a ilustradora

Ana Cardia é ilustradora brasileira conhecida por seu estilo vibrante e cativante. Reconhecida por seu trabalho em livros infantis e para publicações diversas.

Ficha técnica:

Pipoca e Picolé

Texto: Adriana Lisboa

Ilustração: Ana Cardia

ISBN: 978-65-80355-79-2

Edição: 1

Dimensões: 16x23 cm

Páginas: 36

Preço sugerido: R$ 66

Com audiodescrição e acessibilidade em Libras

Sobre a Elo Editora: Uma jovem editora, que leva a literatura a todos os cantos do país. Acredita que a leitura tem poder transformador na sociedade, mudando a vida e a realidade das pessoas. Pensando nisso, todas as suas obras são acessíveis em audiodescrição e Libras através do App da própria editora.

Veja também

Juíza arquiva caso contra Trump por interferência eleitoral
Estados Unidos

Juíza arquiva caso contra Trump por interferência eleitoral

Califórnia promete intervir se Trump eliminar incentivos fiscais a veículos elétricos
Veículos elétricos

Califórnia promete intervir se Trump eliminar incentivos fiscais a veículos elétricos

Newsletter