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Práticas pedagógicas: como a formação contínua de educadores pode transformar o ensino

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Os avanços tecnológicos e a velocidade das mudanças exigem dos educadores um processo de formação contínua e amparada por diversos documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que visam garantir a qualidade da educação.  

Uma das estratégias, neste sentido, é estruturar um programa voltado à capacitação e formação dos docentes, que possibilite momentos de aprendizado, trocas de experiências e a atualização, visando incentivar o professor a analisar e aperfeiçoar seus métodos de ensino.  

Neste contexto, a assessora pedagógica da Rede Pitágoras, Marcilene Souza, explica que ao refletir sobre seus métodos de ensino, o professor consegue identificar pontos de melhoria, ajustando suas abordagens pedagógicas e implementando novas metodologias, tornando o processo de ensino mais eficaz e alinhado às necessidades dos alunos,  

O Programa de Formação em Rede, do Pitágoras, é um exemplo disso. A dinâmica do programa consiste em um conjunto de atividades de formação de professores, nas modalidades digital e presencial, estruturadas em um calendário anual, que possibilita aos educadores aprofundarem e atualizarem os seus conhecimentos, além de criar momentos de estudos, reflexões, discussões e troca de ideias.  

De acordo com Marcilene, os resultados são refletidos na melhoria na qualidade do ensino, maior motivação e segurança dos educadores, melhor gestão da sala de aula e adaptação às necessidades dos alunos. “Isso resulta em um ambiente mais produtivo, com maior envolvimento dos alunos e melhores desempenhos acadêmicos. Além disso, os professores se tornam mais reflexivos e capazes de ajustar suas práticas conforme as necessidades da turma”, afirma.  

Segundo ela, para que a formação continuada seja eficaz e engajadora, é essencial que os gestores da escola assumam um papel ativo em sua promoção e facilitação. “Criar uma cultura de valorização do aprendizado, oferecer suporte prático e adaptar os programas às necessidades dos professores são passos fundamentais para superar os desafios e motivar os educadores”, destaca.  

Ela ressalta que a formação realizada dentro da escola é uma ferramenta eficaz para aprimorar o ensino, pois busca o desenvolvimento dos professores em sintonia com os objetivos, metas e o projeto pedagógico da instituição. Para isso, a assessora da Rede Pitágoras explica que é essencial que a formação não se limite apenas à participação em atividades como cursos, oficinas, congressos e palestras. Conforme mencionado anteriormente, essa formação deve ser prevista e precisa ser incentivada dentro da própria escola.  

Rede Pitágoras: O Sistema de Ensino conta com uma metodologia própria e usa tecnologias que potencializam os processos educacionais. Com mais de 57 anos de tradição, está presente em mais de 400 escolas, beneficiando mais de 120 mil alunos, abarcando desde o desenvolvimento de alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio até o desenvolvimento de educadores e lideranças educacionais. O Sistema faz parte da Somos Educação e recentemente renovou sua identidade visual e incorporou mudanças pedagógicas que acompanham os novos tempos. 

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