Logo Folha de Pernambuco

Prefeito de Vitória de Santo Antão - PE recebe  Medalha Amigo da Primeira Infância

Gestor é o primeiro pernambucano a receber o reconhecimento

O gestor do município, Paulo Roberto Arruda, recebeu ontem (23), em Brasília - Gilmar Tomaz

Vitória de Santo Antão, na zona da mata pernambucana, agora tem um importante reconhecimento nacional. O gestor do município, Paulo Roberto Arruda, recebeu ontem (23), em Brasília, a Medalha Amigo da Primeira Infância, em alusão às ações em prol do desenvolvimento infantil na cidade. A cerimônia de entrega da medalha ocorreu ontem (24), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília.

O evento contou com as presenças do Ministro da Educação, Camilo Santana, do embaixador de Cabo Verde, José Pedro Chantre, e do Senador Fernando Dueire. A medalha foi entregue pela deputada Iza Arruda (MDB), juntamente com a 2ª Secretária da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, deputada Maria do Rosário.

Deputada Federal Iza Arruda, Ministro Camilo Santana e sua esposa Onélia Santana, junto ao Prefeito de Vitória/ST, Paulo Roberto | Crédito Foto: Gilmar Tomaz

“Tive a honra de ser o primeiro pernambucano a receber a Medalha Amigo da Primeira Infância, concedida pela Câmara dos Deputados. Esse prêmio é reflexo de um trabalho conjunto em prol das nossas crianças, em Vitória de Santo Antão. Reafirmamos, com essa premiação, a nossa missão de garantir um futuro brilhante para os pequenos e continuaremos firmes na luta pelas próximas gerações”, afirmou o prefeito Paulo Roberto.

A gestão de Paulo Roberto Arruda tem como destaque o 1°lugar no índice de maior crescimento no IDEB 2021, entre os municípios da Mata Centro de Pernambuco. A prefeitura de Vitória de ST. Antão também conseguiu reduzir em 37% os óbitos de crianças de 0 a 5 anos entre 2018 e 2023, comparando o período pré e pós-emergência sanitária da Covid-19, e diminuiu em 47% os casos de violência na faixa etária de 0 a 4 anos entre 2018 e 2022, tendo como uma das importantes ações a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

“No que compete à Primeira Infância, nossa gestão foi responsável por elaborar um Plano Municipal voltado a essa faixa etária, com realização do 1° Fórum Comunitário do Selo Unicef, com a participação de todas as instituições que garantem os direitos das crianças, e o Programa de Saúde Oral“, afirma.

A gestão assina ainda importantes ações como a Semana do Bebê, com rodas de conversas entre especialistas e mães, entrega de kits de natalidade, e a formação de rede com a Secretaria da Mulher para melhorar o atendimento às mulheres e à primeira infância.

Em setembro do ano passado, o prefeito inaugurou também o primeiro centro municipal de educação infantil de Vitória de ST. Antão, o Centro Educacional Professora Eunice de Vasconcelos Xavier, conhecido como Creche dos Maués, com investimento de mais de R$ 4.404.045,27 (quatro milhões e quatrocentos e quatro mil reais),que já atende 200 crianças do bairro e de comunidades vizinhas. 

MEDALHA - Foram agraciados ainda a Associação Beneficente Nossa Casa - Criciúma (SC), o juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza - Rio de Janeiro (RJ), Maria Teresa Saenz Surita Guimarães - Boa Vista (RR), e Onélia Maria Moreira Leite de Santana - Fortaleza (CE). 

CEAMI - A gestão atual criou o Centro Especializado de Atendimento Multiprofissional Infantojuvenil (CEAMI), que oferece suporte abrangente para as crianças com necessidades especiais. O centro é especializado no atendimento de crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento, como por exemplo, autistas, síndrome de Down e paralisia cerebral. A equipe será composta por médico psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, assistente social, odontólogo, psicopedagoga e psicomotricista”, detalha o secretário de Saúde e Bem-Estar, Alex Vasconcelos.

Veja também

Fujimori, Sergio Mendes, Navalny e Maggie Smith: confira as principais mortes de 2024
mortes

Fujimori, Sergio Mendes, Navalny e Maggie Smith: confira as principais mortes de 2024

Palmeiras precisa de reviravolta incrível para não ter pior ano da 'era Abel Ferreira'
Brasileirão

Palmeiras precisa de reviravolta incrível para não ter pior ano da 'era Abel Ferreira'

Newsletter