Prêmio Toda Matéria Professor do Ano anuncia últimos dias para inscrições
Premiação para reconhecer docentes de todo o Brasil encerra as inscrições no dia 20 deste mês
O Prêmio Toda Matéria Professor do Ano, uma das principais premiações voltadas para educadores do Brasil, encerra as inscrições da terceira edição no dia 20 de setembro. A iniciativa, promovida pelo Toda Matéria, portal voltado para conteúdo educacional, tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho dos professores, premiando aqueles que se destacam pela dedicação e inovação em sala de aula.
Na última edição, realizada em 2023, o Prêmio Toda Matéria Professor do Ano recebeu mais de 2.800 inscrições e alcançou mais de 7 milhões de pessoas. Para este ano, a expectativa é superar esse número, considerando que desde a abertura das inscrições a premiação já registrou mais de 20 mil visitas à página oficial e as notícias de divulgação alcançaram mais de 1 milhão e 100 mil pessoas.
As inscrições, abertas de 22 de julho a 20 de setembro, são realizadas exclusivamente online e dependem de nomeação. Podem ser indicados professores por alunos, ex-alunos, colegas, entidades ou qualquer pessoa que tenha reconhecido o bom trabalho de um docente. A iniciativa, ao não permitir auto-nomeações, prioriza o reconhecimento genuíno dos professores em vez de focar na quantidade de candidaturas recebidas.
Após o período de inscrições, as avaliações dos candidatos acontecem entre os dias 23 de setembro e 10 de outubro. A seleção é conduzida por um júri composto por profissionais da educação, que utiliza critérios específicos para avaliar cada caso. Após a análise de cada jurado, o grupo se reúne para discutir os finalistas e chegar a um consenso que definirá o vencedor e as menções honrosas.
O ganhador será anunciado no dia 15 de outubro e receberá um certificado oficial do prêmio Toda Matéria, além de um laptop da Acer, um smartphone, um vale-viagem de R$5 mil, uma formação de 20 horas oferecida pela Escolas Criativas, e outros presentes especiais das marcas patrocinadoras do evento. As menções honrosas receberão, além dos certificados oficiais da formação da Escolas Criativas, um vale-presente de R$500 e itens fornecidos pelos patrocinadores.
"O prêmio Toda Matéria Professor do Ano foi criado como uma oportunidade de reconhecer a inovação e a criatividade por parte de docentes em todo o Brasil. Considerando que a educação é um dos pilares de qualquer sociedade, a premiação busca ajudar a construir um país melhor, pautado nas boas práticas de ensino ao oferecer destaque à classe docente", destaca Rui Marques, CEO da 7Graus.
O reconhecimento surge como uma oportunidade de homenagear o esforço dos profissionais, bem como iniciativas que promovam o desenvolvimento do cenário educacional no país. Na edição de 2023, o ganhador foi Jardel Pedrosa, professor de Inglês na Escola Estadual Amélia Santana Barbosa, idealizador de um projeto interdisciplinar "Clip Project", baseado na interdisciplinaridade entre inglês, artes e educação física.
"O prêmio surgiu na página do Site da Educação do governo de Minas Gerais, e uma professora da minha escola que sempre gostou muito do projeto viu e conversou com uma turma minha. Então, uma aluna reuniu toda a documentação, depoimentos de ex-alunos e todo o material para a inscrição sem eu saber", conta Pedrosa. "No dia 15 de novembro recebi uma ligação que não estava esperando, me dizendo que fui escolhido como Melhor Professor do ano de 2023 por causa do projeto e como ele transformou a vida das pessoas", finaliza.
O portal Toda Matéria, fundado em 2011, disponibiliza gratuitamente conteúdos como exercícios, resumos, vídeos e infográficos de diversas disciplinas. A equipe é formada por professores, pesquisadores e gestores que produzem, editam e revisam o material disponibilizado no site. Ainda, a plataforma integra o portfólio de marcas criadas pelo 7Graus, grupo de mídia especializado na produção e distribuição de conteúdo. O Prêmio Toda Matéria Professor do Ano conta com o patrocínio e o apoio de grandes marcas como FTD, ACER e Escolas Criativas.