Logo Folha de Pernambuco
Papo de Primeira

Programa PIPA comprova impacto no aprendizado das famílias nos cuidados com os filhos

Estudo acadêmico foi realizado em parceria com professores da UFPE

84% relataram que passaram a brincar mais com seus filhos após participarem das trilhas84% relataram que passaram a brincar mais com seus filhos após participarem das trilhas - Arquivo Pessoal

O Instituto Primeira Infância Plantar Amor (PIPA) tem chamado a atenção pela eficácia do seu programa online de aprendizagem para pais e cuidadores de crianças na primeira infância. Segundo o estudo Verificação Online de Aprendizagem (VOA), realizado em parceria com a consultoria Zanity de Campinas/SP e pesquisadores doutores da UFPE, os resultados foram bastante positivos.

A pesquisa envolveu 200 famílias, divididas entre PIPA e grupo controle.  Entre os participantes do programa do PIPA, 84% relataram que passaram a brincar mais com seus filhos após participarem das trilhas de aprendizagem oferecidas. Essas trilhas foram avaliadas como confiáveis e consistentes, segundo avaliações estatísticas.

Além disso, o programa do PIPA contribuiu para que os participantes aprendessem mais sobre a importância do papel do cuidador, como destacado pelo grupo de controle avaliado. A pesquisa revelou que 91% dos pais concordam que as trilhas promovem conhecimento sobre o desenvolvimento da criança. Outro ponto importante é que 69% enfatizaram que o programa ajudou na rotina do sono dos seus filhos.

O psicometrista Araê Cainã também enfatizou que, de acordo com padrões de controle estatístico, famílias participantes do programa desenvolvem mais conhecimento do que as que não participam.

O diretor do PIPA, Rogério Morais, comemorou os resultados e enfatizou a importância dos dados científicos para comprovar a eficácia do programa. “Ficamos empolgados com os resultados, porque temos a intenção de mudar hábitos, de impactar a realidade. Então, dados científicos, com padrão ouro, nos trazem credibilidade, dados que confirmam ao investidor o poder de eficácia do Pipa”, celebrou Morais.

Diretor do Insituto, Rogério Morais, reforça a ideia de que a Primeira Infância é o investimento social mais assertivo para a transformação social

A doutora em Psicologia Cognitiva Mirela Ricarte também enfatizou a importância dos resultados, que evidenciam de forma quantitativa e qualitativa a efetividade do programa do PIPA na melhoria da relação entre pais e filhos na primeira infância.

Sobre - O Instituto Primeira Infância Plantar (PIPA) é considerado a maior iniciativa não governamental do estado de Pernambuco por desenvolver um trabalho de apoio ao desenvolvimento infantil de crianças de zero a três anos. Fundado em 2018 como um projeto de apoio aos filhos de colaboradores da construtora de casas populares Viana & Moura, o PIPA cresceu e atraiu a atenção de grandes empresas, que estão investindo no projeto.

O nome do Instituto, que remete a uma das brincadeiras mais antigas registradas na história, a Pipa, é carregado de significados, tradições e cultura que podem ser passados de pai para filho. Em 2022, o PIPA atendeu mais de 350 famílias em seu projeto de visitação domiciliar para apoio ao desenvolvimento infantil de crianças de zero a três anos e, até o final do ano, pretende alcançar o atendimento de 1000 famílias.

É importante destacar que, em Pernambuco, 60% das crianças estão abaixo da linha de pobreza, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) contínua, e é o estado com a pior cobertura de vagas em creches, com apenas 19% da demanda atendida. O trabalho do PIPA é fundamental para apoiar essas famílias e contribuir para o desenvolvimento saudável das crianças.

Veja também

Newsletter