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Região sul do Recife se destaca com bons resultados de aprendizagem

Entrevista com Katia Olavo, gestora da regional sul da rede do Recife

Professora Kátia Olavo é a gestora da Regional Sul - Arquivo Pessoal

Com a saída dos resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), indicadore que mensura a proficiência de língua portuguesa e matemática, alido ao fluxo (percentual de estudantes aprovados), 6 dos 10 melhores IDEBs dos Anos Iniciais do Recife são da Regional Sul, que compreende os bairros do Ibura, Boa Viagem e outros bairros adjacentes.

Entrevistamos a gestora da Regional Sul, profesora Katia Olavo, para entender quais elementos contribuiram para este diferencial.

Papo de Primeira - Pegunta 1: Katia, na sua visão, quais o principal fator para o diferencial da Regional Sul?

O foco na gestão por resultados direcionou a Regional a formatar um trabalho, onde as escolas percebessem a necessidade de reavaliar as práticas pedagógicas na perpspectiva de atingir as metas por elas traçadas.

Papo de Primeira - Pergunta 2: Mesmo com a pandemia, algumas unidades conseguiram melhorar a proficiencia em língua portuguesa e matemática. Como isso se explica? Alguma diferença entre o contexto de Anos Inicias e Finais neste desafio?

O momento pandêmico, tão singular que foi vivenciado pelo mundo, nos exigiu uma postura diferenciada. Consideramos que dois aspectos foram fundamentais neste momento:
O primeiro foi a tomada de decisão da continuidade ao atendimento com foco na aprendizagem, não perdendo o vínculo entre escola/família e avançando nas reinvenções para a adaptação ao formato remoto.


O segundo foi a perspectiva do olhar humanizado para todos os segmentos que compõem a comunidade escolar, não permitindo que ninguém se sentisse sozinho, mesmo no isolamento social. Todos avançaram para a garantia dos processos vicenciados: as formas de acolhimento, o ensino remoto, o ensino híbrido, a oferta das aulas nas plataformas digitais disponibilizadas pela Secretaria de Educação Municipal.


O grande diferencial foi a coragem de enfrentar o novo, sem deixar que o medo, a angústia e a incerteza nos paralisassem.

Fotos da Equipe da Regional Sul | Arquivo Pessoal

Papo de Primeira - Pergunta 3: A recomposição das aprendizagens levarão um tempo. Como você enxerga que esse trabalho deve acontecer nos próximos anos?

Diante dos fatos vicenciados, reconhecemos a necessidade da recomposição das aprendizagens, no entendimento de que uma lacuna foi gerada na vida escolar do estudante. Para compreender até onde o aluno construiu os direitos de aprendizagem, se fez necessário a aplicação de avaliações diagnósticas para identificar os níveis de conhecimentos adquiridos e oferecer a cada aluno as possibilidades de reestruturar sua aprendizagem. Durante esse ano letivo, já foi iniciado esse processo de recomposição nas unidade de ensino e logo iremos restabilizar.

 

 

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