Saiba como anda a vacinação infantil contra o Covid em Recife e em todo Pernambuco
Placar da vacina será tema semanal no Papo de Primeira
Quase 2 meses após o início da vacinação infantil no Brasil, de acordo com dados do Consórcio de Imprensa e dados coletados junto as Secretarias Estaduais de Saúde, pouco mais de 50% do público infantil, dos 5 aos 11 anos de idade, encontra-se vacinado com ao menos uma dose.
O número representa uma média com signifitivas diferenças entre os estados. Enquanto São Paulo já ultrapassou os 80% de cobertura vacinal das crianças, alguns estados do Norte do país ainda não alcançaram os 20% (Roraima, Rondônia e Acre, por exemplo).
Em Pernambuco, segundo os dados do site "PE Contra o Coronavírus", fonte oficial dos números estaduais, pouco mais de 43% deste público recebeu a vacina.
Já em Recife, de acordo com o site "Vacinômetro Recife" , fonte oficial da Prefeitura da capital pernambucana, 54% dos infantes de 5 a 11 anos receberam ao menos uma dose, contra o vírus do COVID19. Os números do Recife cresceram substancialmente após o mutirão do dia 26 de fevereiro.
Os números também variam bastante entre cidades da região metropolitana e demais regiões do estado. Pelo site PE Contra o Coronavírus, Jaboatão vacinou 36%, Olinda 40% e Camaragibe 41%. No Agreste, Caruaru vacinou 23,53% e Santa Cruz do Capibaribe pouco mais de 25%.
A leitura é que o processo anda mais lento do que poderia ser e a principal causa é a insegurança das famílias quanto a segurança e eficácia das vacinas.
Com o objetivo de contribuir para a disseminação de mais informações e acelerar estes números, o blog Papo de Primeira tratará semanalmente do Placar da Vacina, trazendo estatísticas e entrevistas com profisisonais da área.