Logo Folha de Pernambuco

Saiba como anda a vacinação infantil contra o Covid em Recife e em todo Pernambuco

Placar da vacina será tema semanal no Papo de Primeira

Daniel Tavares/ PCR Imagem

Quase 2 meses após o início da vacinação infantil no Brasil, de acordo com dados do Consórcio de Imprensa e dados coletados junto as Secretarias Estaduais de Saúde, pouco mais de 50% do público infantil, dos 5 aos 11 anos de idade, encontra-se vacinado com ao menos uma dose.

O número representa uma média com signifitivas diferenças entre os estados. Enquanto São Paulo já ultrapassou os 80% de cobertura vacinal das crianças, alguns estados do Norte do país ainda não alcançaram os 20% (Roraima, Rondônia e Acre, por exemplo).

Em Pernambuco, segundo os dados do site "PE Contra o Coronavírus", fonte oficial dos números estaduais, pouco mais de 43% deste público recebeu a vacina. 

Já em Recife, de acordo com o site "Vacinômetro Recife" , fonte oficial da Prefeitura da capital pernambucana, 54% dos infantes de 5 a 11 anos receberam ao menos uma dose, contra o vírus do COVID19. Os números do Recife cresceram substancialmente após o mutirão do dia 26 de fevereiro.

Os números também variam bastante entre cidades da região metropolitana e demais regiões do estado. Pelo site PE Contra o Coronavírus, Jaboatão vacinou 36%, Olinda 40% e Camaragibe 41%. No Agreste, Caruaru vacinou 23,53% e Santa Cruz do Capibaribe pouco mais de 25%.

A leitura é que o processo anda mais lento do que poderia ser e a principal causa é a insegurança das famílias quanto a segurança e eficácia das vacinas. 

Com o objetivo de contribuir para a disseminação de mais informações e acelerar estes números, o blog Papo de Primeira tratará semanalmente do Placar da Vacina, trazendo estatísticas e entrevistas com profisisonais da área. 

Veja também

Descubra os 4 benefícios de comer uvas todos os dias
Alimentação

Descubra os quatro benefícios de comer uvas todos os dias

Brasil tem carência de 1,5 mil leitos de UTI neonatal para atender recém-nascidos
Saúde

Brasil tem carência de 1,5 mil leitos de UTI neonatal para atender recém-nascidos

Newsletter