Logo Folha de Pernambuco

Simone Santana comemora início da tramitação do Orçamento da Criança em Pernambuco

Pela primeira vez, Pernambuco identifica investimentos na primeira infância no orçamento público

Simone Santana é autora da emenda que orientou o orçamento para primeira infância - Divulgação

O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), que vai definir os investimentos do Governo do Estado em 2024, está em tramitação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). E, neste ano, o documento chegou à Casa com uma novidade: o Orçamento da Criança, previsto pela Emenda Constitucional nº60/2023, traz um apanhado completo dos recursos que serão destinados às crianças com até seis anos.

O quadro registra todas as despesas nas áreas de saúde, educação, assistência social e ações intersetoriais voltadas, direta ou indiretamente, para a faixa etária. “O Orçamento da Criança é um grande marco para a garantia de políticas públicas eficazes. Não se enfrenta a desigualdade social sem garantir recursos para a primeira infância”, comemora a deputada Simone Santana, coordenadora da Frente Parlamentar da Primeira Infância e autora do projeto que originou a PEC.

O texto se adequa ao Marco Legal da Primeira Infância, que estipula a divulgação pelos entes federados da soma dos recursos aplicados em programas e serviços para a primeira infância.

Nos primeiros anos de vida, o bebê e a criança vivem uma “janela de oportunidades” em que os estímulos são melhor aproveitados. Daí a importância de se investir nesta fase para garantir o desenvolvimento integral das meninas e meninos.

O Orçamento da Criança também ressoa as palavras do Plano Nacional da Primeira Infância, que, em suas diretrizes prevê prioridade absoluta para a faixa etária nas leis orçamentárias: “As crianças estão nos nossos corações, nas leis e no discurso, mas se não estiverem no Orçamento, suas vozes e as nossas ecoarão no vazio”.

Veja também

Os riscos da ameaça tarifária de Trump
Donald Trump

Os riscos da ameaça tarifária de Trump

Abin municiou Bolsonaro com dados para produzir desinformação, diz PF
Bolsonaro

Abin municiou Bolsonaro com dados para produzir desinformação, diz PF

Newsletter