Logo Folha de Pernambuco

Protagonista no Real, Vini Jr. é o brasileiro mais perto do prêmio de Melhor do Mundo

Atacante exerce papel fundamental no elenco merengue em mais uma Champions histórica

Vinicius Jr. vira peça fundamental no elenco do Real Madrid. - ADRIAN DENNIS/AFP

Não é à toa que o Real Madrid é o Rei da Champions. A vitória dos merengues, nesta terça-feira (18), por 2x0 diante do Chelsea, em pleno Stamford Bridge, em Londres, entra para a história por ser, simplesmente, a 11ª vez que os espanhóis chegam às semifinais da competição europeia nos últimos 13 anos, tendo caído antes apenas nas temporadas 2018/2019 e 2019/2020. Inclusive, das 11 vezes que chegou às semis, foi campeão em cinco edições.

Para nós, o mais legal, em toda essa façanha, é voltar a ver um brasileiro sendo protagonista deste time. A partida desta terça-feira é um grande exemplo da importância do zagueiro Éder Militão e dos atacantes Vini Jr. e Rodrygo no grupo comandado pelo italiano Carlo Ancelotti.

O primeiro gol foi 100% tupiniquim, começando com um lançamento primoroso de Militão buscando o Rayo pelo lado direito de ataque, que entrou na grande área livre, cruzou rasteiro para Vini Jr. que, por sua vez, teve calma e frieza diante de tantos defensores ingleses para rolar a bola de volta para Rodrygo abrir o placar. 

Rodrygo também foi o autor do segundo gol, mas com mérito gigante para o meia uruguaio Valverde que fez toda a jogada e deixou o brasileiro livre, sozinho, dentro da pequena área, sem goleiro e apenas para escorar para o fundo da rede.

No entanto, precisamos falar sobre Vinicius José Paixão de Oliveira Júnior. Desde Ronaldo Fenômeno, entre 2002 e 2007, não víamos um brasileiro protagonizando no clube mais famoso (e vencedor!) do planeta. Aqui, vale uma ressalva importante: estou falando de protagonismo. Tivemos, claro, grandes jogadores de destaque desde então, como o meia-atacante Kaká (2009-2013), o lateral-esquerdo Marcelo (2007-2022) e o volante Casemiro (2013-2022).

Protagonismo, em campo, é poder de decisão e, sobretudo, ver o time e as estratégias do treinador girarem em torno deste atleta. Hoje, este é Vinicius Junior. Com 22 anos, o ex-Flamengo driblou a desconfiança inicial do torcedor merengue e, com ajuda fundamental do técnico Carlo Ancelotti, tem se tornado uma peça fundamental para o Real.

Vini já recebeu o prêmio de Melhor Jogador Jovem na temporada passada da Champions e, mais recentemente, no início deste ano, recebeu a Bola de Ouro do Mundial de Clubes conquistado pelos espanhóis no Marrocos. Mais do que isso: é titular absoluto desse grupo e a principal esperança de desequilíbrio em jogos mais pegados como foi a partida contra o Chelsea.

Além de ser caçado em campo pelos oponentes, é procurado pelos companheiros e praticamente todas as jogadas passam pelos pés do atacante brasileiro que, com qualidade e maturidade cada vez maiores, toma o papel de maestro que, até pouco tempo atrás, era do croata Luka Modric. A impressão é que Vini Jr., hoje, é a mais eficiente fonte do improvável tático do elenco merengue.

Posso estar errado, mas... Vini Jr. já figura entre os principais postulantes ao prêmio de melhor do mundo e não há outro brasileiro nesta lista. Nem Neymar.

Veja também

Newsletter