Logo Folha de Pernambuco

Após acordo, Alepe vota reajuste de servidores estaduais nesta terça-feira

Negociações entre governo e oposição viabilizam votação após impasse na CCJ

Mesa Diretora da Alepe - Jarbas Araújo/Alepe

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) deve votar, nesta terça-feira (24), os projetos de reajuste salarial dos servidores estaduais, enviados pela governadora Raquel Lyra (PSDB). A votação foi viabilizada após um acordo entre parlamentares governistas e o deputado de oposição Waldemar Borges (PSB), que usou seu tempo regimental para chamar atenção às demandas dos analistas de saúde, uma categoria que se sentiu excluída do reajuste.

Durante a manhã, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) não conseguiu chegar a um consenso, após uma reunião que começou com uma hora de atraso. A expectativa era que, devido às negociações prévias com as 30 categorias beneficiadas, os prazos para apresentação de emendas fossem dispensados em caso de acordo na CCJ. No entanto, Borges optou por utilizar o prazo legal para dar visibilidade à insatisfação dos analistas de saúde, que, mesmo após negociações do sindicato, não se sentiram contemplados pelo reajuste.

"Mais uma vez os analistas de saúde foram ignorados. É um absurdo profissionais de nível superior, muitas vezes com doutorado, passarem o dia no Hospital da Restauração ganhando R$ 2.800. Então o recurso que nos cabe, regimentalmente, é usar todo tempo que o regimento nos permite para discutir alguma solução", argumentou Waldemar Borges.

Acordo

A reunião da CCJ terminou sem acordo, o que gerou frustração entre categorias que já estavam satisfeitas com os termos do reajuste. No entanto, após o encerramento da reunião, deputados governistas e Waldemar Borges chegaram a um entendimento. O socialista abriu mão do prazo de apresentação de emendas após o agendamento de uma reunião entre o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça; a secretária de Administração, Ana Maraíza, e membros da Associação dos Servidores Analistas em Saúde de Pernambuco (ASAS-PE), marcada para o dia 15 de outubro.

Com o acordo firmado, a votação no plenário da Alepe foi confirmada para a tarde desta terça-feira. As comissões de Constituição e Justiça; Finanças, Orçamento e Tributação; e de Administração Pública emitirão seus pareceres, em plenário, permitindo que o reajuste siga imediatamente para votação final.

Reajuste

Entre as categorias beneficiadas com o reajuste estão funcionários da Procuradoria-Geral do Estado, Secretaria da Fazenda (Sefaz), Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado (Adagro), além de delegados, policiais penais e agentes da Polícia Civil. De acordo com os projetos, todas as categorias de servidores estaduais terão reajustes, com aumentos variando entre o valor da inflação e até 20%.  Além disso, os projetos garantem a eliminação de vencimentos-base abaixo do salário mínimo, uma medida estabelecida pela gestão da governadora Raquel Lyra.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.

Veja também

O que Itaú, Bradesco, Santander, BTG e outros bancos dizem sobre a alta do juro
TAXA SELIC

O que Itaú, Bradesco, Santander, BTG e outros bancos dizem sobre a alta do juro

CNDI aprova moção crítica sobre decisão do BC de aumentar Selic
Taxa de juros

CNDI aprova moção crítica sobre decisão do BC de aumentar Selic

Newsletter