Crise de chicote elétrico afeta produção de veículos na Europa após invasão russa à Ucrânia

Fabricantes como Volkswagen, BMW e Porsche estão lutando para conseguir obter chicotes elétricos

Fiação em um Bentley Bentayga - Divulgação/Bentley

Uma crise de peças vem afetando a produção de carros na Europa. Fabricantes como Volkswagen, BMW e Porsche estão lutando para conseguir obter chicotes elétricos. É que os fornecedores, situados no oeste da Ucrânia, foram fechados pela invasão russa do país, o que forçou paradas de produção em fábricas de automóveis na Alemanha.

A produção da peça, que é utilizada para organizar quilômetros de cabos de veículos, afetou fornecedores como Leoni, Fujijura e Nexans. Com isso, grandes marcas sofrem com um gargalo no fornecimento. O componente serve para agrupar perfeitamente até 5 km de cabos. O chicote elétrico é um item crucial na montagem do sistema elétrico de um veículo. 

"O chicote elétrico é a união de vários fios, onde em um chicote tem os fios que interligam os componentes elétricos e eletrônicos existentes no veículo. A sua quantidade no veículo é proporcional a quantidade dos componentes elétricos e eletrônicos", explica o docente de Manutenção Automotiva do Senai-PE, Daniel Monteiro. 

Os gargalos de entrega já atingiram algumas fábricas de montagem da Volkswagen, incluindo a fábrica em Wolfsburg e as fábricas de veículos elétricos na Alemanha. Por outro lado, a Porsche suspendeu a produção em sua fábrica de Leipzig.

Já a também fabricante alemã BMW está sendo forçada a interromper a produção de carros BMW e Mini em suas fábricas alemãs, além de outras fábricas europeias.

A reportagem buscou a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) para saber se o Brasil importa essa peça da Ucrânia e se pode haver algum problema no fornecimento dessa peça, gerando crise na produção dos automóveis. 

Porém a Anfavea apenas informou que “vai dar seu posicionamento sobre os acontecimentos da guerra e os impactos no setor apenas na terça-feira (8), em nossa coletiva de imprensa”.

Veja também

iPhone 16 da Apple chega a lojas de 60 países hoje sem recursos de IA
TECNOLOGIA

iPhone 16 da Apple chega a lojas de 60 países hoje sem recursos de IA

Mulheres já infectadas podem se beneficiar da vacina contra HPV
VACINAÇÃO

Mulheres já infectadas podem se beneficiar da vacina contra HPV

Newsletter