Lançamento dos novos telefones Pixel, do Google, é oportunidade de espiar Android 12
Aparelhos são os primeiros a receberem novo sistema operacional do Google
O Google apresentou ao mundo, nesta terça-feira (19), seus novos telefones da linha Pixel. A gigante da Internet mostrou detalhes do Pixel 6 e do flagship Pixel 6 Pro, ambos carro-chefe da empresa. Porém, apesar de os smartphones terem um visual vibrante, a falta dos aparelhos no mercado nacional acaba transferindo o interesse do público para outro produto: o Android 12.
O novo sistema operacional do Google chega cheio de promessas de personalização e a empresa garante que, em breve, ele será disponibilizado para mais marcas de celulares como a linha Galaxy da Samsung, OnePlus, Oppo, Realme, Tecno, Vivo, Xiaomi, entre outros.
Android 12
Um dos pontos altos do sistema são os novos Widgets. Com o recurso Material You os ícones foram redesenhados para oferecer uma melhor personalização. Será possível, inclusive, combiná-los com o papel de parede escolhido graças a um algorítimo que identifica as cores principais na tela.
Para quem gosta de ler antes de dormir, o Google preparou alguns recursos de visibilidade como uma lente de aumento que permite ampliar uma parte da tela, para aquele usuário que queira "enxergar melhor", deixando as outras partes em tamanho normal. A iluminação extra fraca da tela também quer deixar a visão do conteúdo mais confortável, sendo possível até mesmo ajustar o texto para negrito ou as cores para tons de cinza para facilitar a leitura.
Google quer dar mais privacidade ao usuário
Seguindo a cartilha Apple de privacidade, os smartphones com Android 12 instalado agora poderão saber quando um aplicativo está usando seu microfone ou câmera, graças a um novo indicador na barra de status no telefone. Informação conhecida dos usuários de iPhone. Desabilitar essa função também ficará mais fácil.
Dando mais trabalho para aqueles desenvolvedores que captam informações de localização em segundo plano, o Android 12 vai não apenas avisar ao usuário, mas dar a opção de desativar a localização do seu telefone para aquele app ou fornecer apenas o acesso aproximado. O novo painel de privacidade terá uma lista informando quantos aplicativos acessaram sua localização, câmera ou microfone nas últimas 24 horas. Gadgets como smartwatches e fones de ouvido sem fio também poderão ser barrados de saber onde você está.
Por fim, as permissões de aplicativos não utilizados são redefinidas e os arquivos em cache são removidos para ajudar a liberar espaço no seu dispositivo, quando o sistema entender que você já não está usando-os com frequência.
De volta aos telefones Pixel
Por enquanto, o novo sistema operacional será lançado apenas com os telefones da linha Pixel, mas devem chegar, em breve, para outras marcas. Nos Estados Unidos, o Pixel 6 custa US $ 599 (cerca de R$ 3.336, em cotação atual). A versão Pro do aparelho sai a partir de US $ 899 (aproximadamente R$ 5 mil).