Logo Folha de Pernambuco

Luciana Albuquerque promete redução das filas de espera para segunda gestão na Secretaria de Saúde

Secretária também anunicou entrega do Hospital da Criança e 100% de cobertura da atenção básica

Luciana seguirá sob comando da pasta em nova gestão de João Campos - Foto: Arthur Mota / Folha de Pernambuco

Na cerimônia de posse para o segundo mandato como secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque reafirmou o compromisso de avançar na qualidade e no alcance do atendimento à população. 

Durante o evento, conduzido pelo prefeito João Campos nesta quinta-feira (2), a secretária destacou os avanços obtidos nos últimos quatro anos e apresentou metas ambiciosas para o novo ciclo, com destaque para a redução das filas de exames e consultas e a ampliação da cobertura da atenção básica.

“Nosso foco importante são os exames e as consultas. A gente quer reduzir ao máximo a fila de exames e consultas. Por isso, vamos abrir um centro de diagnóstico por imagem com vários exames, como tomografia, ressonância, endoscopia e colonoscopia. Queremos reduzir essas filas”, afirmou a secretária.

Luciana também destacou a meta de alcançar 100% de cobertura da atenção básica na capital pernambucana. 

“A gente sai de 59% e vai para 80%. Queremos chegar a 100% de cobertura da estratégia de saúde da família, que é o modelo de atenção básica que a gente acredita. Esse será um dos maiores legados dessa gestão.”

Avanços na saúde mental e reabilitação

Além das metas para a nova gestão, Luciana relembrou conquistas importantes dos últimos anos. Entre elas, o fortalecimento da saúde mental com a abertura de um novo CAPS Infantil, um centro de convivência e um Serviço Integrado de Saúde Mental. “A gente tem uma equipe multiprofissional e não foca só na medicalização ou na renovação de receitas. Pensamos na saúde mental de forma integrada e humanizada.”

Na área de reabilitação, sua gestão anterior entregou três Centros TEA, voltados para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e também para aquelas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

“Esses avanços nos motivam a seguir investindo, principalmente nas crianças e nas famílias que mais precisam de suporte. Vamos continuar ampliando esses serviços na nova gestão”, garantiu Luciana.

Hospital da Criança e novos serviços especializados

Outro ponto de destaque foi o anúncio da entrega do Hospital da Criança, prevista para esta gestão. O hospital contará com 18 especialidades médicas, 8 especialidades não médicas e a realização de 26 tipos de exames diferentes.

Luciana também mencionou a ampliação de serviços especializados: 

“Além do Centro de Diagnóstico por Imagem, vamos investir em exames itinerantes, aproximando os serviços da população. Queremos melhorar também a média e alta complexidade nas nossas policlínicas.”

Veja também

Quatro indígenas são baleados em conflito no Paraná; Força Nacional é mobilizada
ataque

Quatro indígenas são baleados em conflito no Paraná; Força Nacional é mobilizada

PT não tem planos para 2026 de candidatar outro nome além de Lula, diz líder do governo
presidência

PT não tem planos para 2026 de candidatar outro nome além de Lula, diz líder do governo

Newsletter