De morador de rua a 'cãotratado' em uma concessionária. Conheça a história de Tucson Prime

Perfil no Instagram começou como brincadeira, mas acabou fazendo de Tucson Prime uma estrela - Reprodução/Instagram

'Cãosultor' de vendas contratado da Prime Hyundai do município de Serra, no Espírito Santo - com direito a crachá - e titular de um perfil com quase 170 mil seguidores no Instagram.

A vida de Tucson Prime mudou literalmente da água para o vinho. Ex-morador de rua, o cão SRD (sem raça definida) foi adotado, se tornou xodó e virou mascote de uma das principais montadoras em atividade no Brasil. 

Essa história, contudo, fala de um resgate mútuo. É que a adoção dele ajudou a resgatar a alegria dos funcionários da concessionária, que estavam voltando às atividades após semanas de quarentena por conta da pandemia da Covid-19, cercados de incertezas pelo momento delicado e de perspectivas difíceis na economia. 

“Foi uma coisa boa no meio de uma catástrofe. Poucas semanas depois da quarentena, ele apareceu. Um motivo de a gente continuar esperando que coisas boas acontecessem. O carinho dele recarregava a gente de energia. Os meninos abraçavam ele como se fosse um conforto. Tucson veio pra nos ensinar”, diz a administradora Júlia Paixão, também conhecida como a “mãe” do Tucson. 

Leia também: 

Cortar a unha dos cães exige cuidados, mas não é um bicho papão. Veja dicas

Após nove anos servindo à PMPE, pastor alemão Ninja conquista a aposentadoria

Hotel Atlante Plaza passa a aceitar hospedagem de cães de pequeno porte

Veja outras notícias no Folha Pet

Era mais um dia normal de trabalho na Prime Hyundai, em meados de maio de 2020, quando Tucson chegou na área do estacionamento da loja. Os funcionários logo colocaram comida e dividiram o lanche do dia com ele. Entre uma atividade e outra, davam um carinho. 

Encerrar o expediente e deixar ele ali, em um dia nublado e chuvoso, deixou a equipe com o coração partido. Comovidos, restou pedirem à diretoria para que o canino pudesse passar a noite por lá, protegido. Com o “ok” dos superiores, Tucson foi posto para dentro da loja. 

O animal não tinha a mínima noção, mas aquela noite era o primeiro teste para uma oportunidade de ouro. “A gente esperava um carnaval quando chegasse no outro dia e, para a surpresa de todos, ele se comportou maravilhosamente bem, não mexeu em nenhum carro, não mordeu e nem arranhou nada”, conta Júlia. 

Começou a chamar atenção que, embora as portas da loja estivessem abertas, o cão não ia embora. “Alimentamos ele no primeiro dia como já tínhamos feito com outros cães que chegaram no estacionamento da loja e depois seguiram para outros lugares. Mas ele ficou”, lembra a “mãe” de Tucson. 

Tucson e a Tucson e Júlia. Foto: Reprodução/Instagram

Tucson ganhou uma espécie de "contrato temporário”. É que o comportamento dele nos dias seguintes seria crucial para determinar o rumo a ser seguido. Foi determinado um cantinho específico para ele, na área de preparação para a entrega de veículos novos. 

"A gente não sabia como administrar a questão de um cachorro solto na loja. Tínhamos medo de os clientes reclamarem e termos que deixar ele para adoção. A gente só falava ’não pode sair daqui’. E ele ficava mesmo. A área da preparação é diferente, tem pintura no piso, e ele não fazia xixi ali, mesmo ainda sendo filhote. Quando queria sair, passava direto pelas portas, ia pra fora, brincava, fazia as necessidades e voltava para o lugar dele”, recorda Júlia. 

"Todos começaram a ficar apegados. Os funcionários trocavam o turno, faziam revezamento no almoço e no lanche para ficar com Tucson. Ele nunca ficava sozinho. Mimado o dia todo. E a gente foi deixando.” 

Tucson PrimeTucson Prime virou o xodó dos funcionários. Foto: Reprodução/Instagram

Diante do comportamento exemplar, chegou o grande dia em que Tucson Prime ganhou uma casinha e o período de observação deu lugar ao carimbo de “cãosultor" da empresa. Para a alegria de todos, o canino foi adotado e ganhou um "emprego" na loja. 

“Levamos ele ao veterinário para tomar vacinas. Descobrimos que ele provavelmente havia nascido em outubro de 2019 e tinha em torno de seis meses. Então escolhemos a data 10 de outubro como o nascimento dele”, revela Júlia. 

Hoje em dia, quando é necessário abrir as portas da loja para entregas, Tucson vai para a coleira, pois o receio agora é de que ele saia para brincar na rua e acabe se acidentando ou errando o caminho de casa. 

Tucson e sua casinha Reprodução/Instagram

Influencer no Instagram 
“Cãotratado” da Prime Hyundai, Tucson ganhou um perfil no Instagram. O que começou como uma brincadeira do antigo gerente de vendas da loja acabou se tornando uma sensação.

Não demorou para o número de seguidores explodir e a história do canino viralizar na internet. “Várias páginas no Instagram estavam postando a foto dele com o crachá, a história ganhou uma dimensão imensa”, lembra Júlia. 

A pagina, então, passou a ter um caráter mais mercadológico e, ao mesmo tempo em que ajudou a enaltecer a loja, ganhou um papel social importante. 

“Desde quando Instagram dele bombou, a gente pensou em 'vamos criar um objetivo pra isso tudo'. Pensamos em ajudar todos os cachorrinhos que a gente conseguisse. Então, praticamente todas as parcerias feitas com a imagem dele são voltadas para ajudar cães que não tiveram ainda mesma sorte, que estão em ONGs”, explica Júlia. 

"O que muita gente não sabe é que o que vai para o Instagram é coisa de 10% das atividades dele. Ele é extremamente ativo, está sempre brincando. Ligado em 220 volts”, completa ela. 

Tucson PrimeFoto: Reprodução/Instagram

“Mas quando acaba a bateria e ele dorme, dorme mesmo. E se acordar, ele fica abusado de verdade. Não gosta, reclama. Olha com aquela cara de quem te julga por ter atrapalhado o sono dele”, entrega Pâmela Pereira Meireles, responsáel por administrar o perfil. 

Rotina
A Prime Hyundai é, literalmente, a casa de Tucson Prime. De segunda a sábado, ele “dá expediente” integral. Nos dias em que está mais murcho ou em eventual tratamento de saúde, passa as noites na casa de Júlia. No final das tardes de sábado, ele segue para um hotelzinho, onde fica até a segunda-feira pela manhã. 

Astro
A presença de Tucson agregou valor à loja, que já seguia a política Pet Friendly. “Muitas pessoas chegam dizendo que estavam em dúvida e que decidiram por determinado carro por causa de Tucson. Ou ligam perguntando se podem vir até aqui só pra ver ele, trazer o pet para conhecer. As portas estão sempre abertas para quem quiser fazer uma visita”, diz Júlia. 

Tucson PrimeCanino costuma receber presentes endereçados a ele. Foto: Reprodução/Instagram 

Tucson Prime ganhou tanta notoriedade que foi até convidado para conhecer as instalações da fábrica da Hyundai na cidade de Piracicaba, em São Paulo, com a presença do alto escalão da marca. Apesar da hiperatividade dele, Júlia conta que foi uma experiência muito positiva. 

“Ele viajou super tranquilo, não precisou de calmante nenhum. Eu fiquei com receio de ele não se comportar lá, mas ele foi maravilhoso. Ele tem uma estrela de astro.”

Tucson com diretores da HyundaiTucson ladeado por diretores da Hyundai. Foto: Reprodução/Instagram 

Abrindo portas
Não resta dúvidas que Tucson Prime nasceu com uma estrela. E a chance que ele teve ajuda a divulgar a beleza da adoção animal e a abrir caminhos para que outros pets também ganhem oportunidades. 

Dentro da própria rede Hyundai, outras lojas seguiramo exemplo, com uma adoção na França e outra na Colômbia. Já no Espírito Santo, outra concessionária, a Citroen Passion, anunciou recentemente a adoção do cão Sorriso. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by TUCSON PRIME (@tucson_prime)

“Recebemos mensagens de algumas pessoas contando que também adotaram cães em seus estabelecimentos após verem a história dele. Lembro muito de uma moça que fez isso numa loja de sapatos. Isso nos deixa muito felizes”, diz Pâmela. 
 

 

Veja também

Copom decide nesta quarta (18) se eleva juros básicos da economia
BRASIL

Copom decide nesta quarta (18) se eleva juros básicos da economia

Bolsa Família paga a beneficiários com NIS de final 2
BOLSA FAMÍLIA

Bolsa Família paga a beneficiários com NIS de final 2

Newsletter