Instagram anuncia que terá recurso para 'pausar' a rede por um tempo
Novidade seria para tentar 'proteger' adolescentes de uso exagerado da rede
Após o depoimento da ex-gerente de integridade do Facebook, Frances Haugen, que acusava a empresa de esconder uma pesquisa que mostrava os danos à saúde mental de adolescentes que utilizam o Instagram, o vice-presidente de assuntos globais do Facebook, Nick Clegg, parece ter chegado com uma possível solução.
Leia Também
• Facebook sabia que mudança de algoritmo aumentou desinformação, diz jornal
• Facebook suspende projeto do Instagram para crianças
• No Facebook, Zuckerberg rebate acusações e diz que empresa não prioriza lucro
Em entrevista ao programa State of the Union, da CNN norte-americana, o executivo revelou que a companhia vai encorajar os jovens a "fazer uma pausa" na plataforma. Ele explicou que o sistema deverá identificar quando um adolescente está vendo o mesmo conteúdo repetidamente e poderá “incentivar” o jovem a assistir outra coisa.
Clegg comentou que a empresa planeja apresentar um recurso “onde estaremos pedindo aos adolescentes que simplesmente façam uma pausa usando o Instagram”, disse o executivo à CNN.
De acordo com o site The Verge, a novidade ainda não está no cronograma da companhia ou em fase de testes. Em resposta ao site de tecnologia internacional, um porta-voz do Facebook assegurou que os desenvolvedores estão explorando duas novas ideias: encorajar as pessoas a olhar para outros tópicos, caso o algorítimo utilizado pelo aplicativo identifique elas estejam bastante concentradas em um conteúdo que possa contribuir para comparações sociais negativas, além da opção de suspender a conta temporariamente, como uma espécie de "detox" da rede.