A prestigiada inauguração do Instituto Pernambuco-Porto
Evento reuniu diversas autoridades e nomes conhecidos da sociedade pernambucana
O empresário luso-brasileiro Zeferino Ferreira da Costa realizou o seu sonho, nesta quinta-feira (28), ao cortar a fita do Instituto Pernambuco-Porto (IPP), na Faculdade do Porto, em Portugal. Descerrou a placa ao lado do governador Paulo Câmara, que levou uma comitiva grande a fim de mostrar a importância desta casa, que se torna palco de intercâmbio cultural e de negócios. Câmara, aliás, enfatizou: “Zeferino Ferreira da Costa é um ‘homem que sonha’”, e citou Fernando Pessoa em seu discurso. Lembrou ainda que o IPP é “um cantinho pernambucano em solo europeu”. Também fez questão de enfatizar a importância de Artur Valente e Aurélio Tavares, dois grandes entusiastas da “casa de Pernambuco na cidade do Porto”. “O que era sonho, se tornou realidade”, finalizou o governador de PE.
Leia Mais
Brad Pitt adquire castelo na California no valor de US$ 40 milhões
Além disso, durante a abertura, a palavra foi dada ainda ao presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, ao reitor da Universidade do Porto, Antônio de Sousa Pereira, ao vice-reitor da UFPE, Moacyr Cunha de Araújo, e à reitora da UPE, Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti. O evento ainda contou com um belo e poético discurso de Margarida Cantarelli, que falou sobre a língua portuguesa, arrancando muitos aplausos.
Por fim, Zeferino Ferreira da Costa, o “pai” do Instituto Pernambuco-Porto, falou: “Me sinto orgulhoso em poder apresentar esta casa aos nossos conterrâneos e todos que falam português, mas também para todo o mundo”. Além disso, em vários momentos de seu discurso, Zeferino emocionou-se muito. A voz, aliás, chegou a ficar embargada.