Papa Francisco chega a Lisboa para a Jornada Mundial da Juventude
Pontífice ainda está em recuperação de uma cirurgia intestinal realizada em junho
Nesta quarta-feira (2), o papa Francisco, aos 86 anos, desembarcou em Lisboa para uma visita de cinco dias dedicada à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento que promete reunir quase um milhão de peregrinos de todas as partes do mundo.
O avião do pontífice argentino aterrizou no aeroporto militar Figo Maduro, em Lisboa, às 9h45 (horário local) e 5h45 (horário de Brasília), marcando o início de sua tão aguardada jornada pela cidade.
Leia Mais
Rembrandt Júnior pede demissão da Globo após mais de 23 anos
Sua primeira parada foi uma cerimônia de boas-vindas realizada pelo Presidente português Marcelo Rebelo de Sousa no Palácio Presidencial de Belém, em meio a um clima de entusiasmo e expectativa entre os fiéis católicos presentes. A Jornada Mundial da Juventude foi idealizada pelo saudoso Papa João Paulo II para jovens católicos na adolescência ou no início dos 20 anos e ocorre a cada dois ou três anos em uma cidade diferente. Este evento será o primeiro desde 2019, após uma pausa forçada pela pandemia de COVID-19.
O papa Francisco, ainda em recuperação de uma cirurgia intestinal realizada em junho, apareceu para a visita usando uma cadeira de rodas e auxiliado por uma bengala. Sua presença carismática e mensagem de esperança continuam inspirando fiéis de todas as idades, especialmente os jovens.
Contudo, o evento em Portugal ocorre menos de seis meses após a divulgação de um relatório alarmante de uma comissão portuguesa, que apontou que pelo menos 4.815 menores foram abusados sexualmente pelo clero – a maioria deles, padres – ao longo de sete décadas. Enquanto os jovens católicos de todo o mundo se reúnem para celebrar a fé, a sombra dos escândalos de abuso sexual paira sobre a Igreja. Filipa Almeida, de 43 anos, que foi vítima de abuso por um padre aos 17 anos, destacou a importância do evento para enfrentar essa realidade: “Haverá jovens de todos os continentes, e a realidade (do abuso) está presente em todos eles. É uma grande oportunidade para a Igreja fazer algo”, afirmou a co-fundadora da associação “Coração Silenciado”, que apoia vítimas de abuso.
Para o papa Francisco, a visita a Portugal é uma oportunidade de transmitir uma mensagem de renovação e responsabilidade diante dos desafios enfrentados pela Igreja. Sua presença, mesmo enfrentando limitações físicas temporárias, simboliza o comprometimento com a unidade e o fortalecimento da fé entre os jovens e a sociedade em geral.
Durante os próximos dias, a Jornada Mundial da Juventude proporcionará momentos de reflexão, celebração e convivência entre os participantes, em um ambiente de espiritualidade e esperança compartilhadas. A visita do papa Francisco certamente deixará um impacto duradouro nos corações dos fiéis, enquanto a Igreja enfrenta os desafios de um passado doloroso e busca renovar seu compromisso em proteger os mais vulneráveis em sua comunidade.