Logo Folha de Pernambuco

8 de agosto: Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Existem dois tipos de colesterol

Colesterol alto pode contribuir para o surgimento de doenças cardiovasculares - Canva

Olá, internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar 

Hoje é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, data criada pelo Ministério da Saúde para a conscientização e prevenção de doenças cardiovasculares, primeira causa de mortalidade no Brasil. 
O colesterol não é totalmente ruim. Também contribui para o funcionamento do organismo. O colesterol é uma gordura que faz parte da estrutura das células do cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. 
O colesterol auxilia na formação de hormônios e até ácidos biliares, que ajudam na digestão das gorduras da alimentação. Entretanto, se faz necessário o equilíbrio da substância no organismo. 

Há dois tipos principais de colesterol: o HDL, considerado “colesterol bom”, e o LDL, denominado de “colesterol ruim”. 

Quando em desequilíbrio no organismo, o colesterol torna-se fator de risco vascular, e aumenta a incidência de derrame, de morte súbita e doença coronariana. 
Alimentação saudável e a prática de atividades físicas podem ajudar no controle. Mas, em alguns casos poderá ser preciso tomar medicação com orientação do médico. 

Alimentos que aumentam o colesterol LDL (ruim)

Carnes fritas, carnes à milanesa, batata frita, embutidos, chocolate, bebidas achocolatadas, biscoitos recheados, leite integral, leite condensado, queijos amarelos, creme de leite, sorvete, pudim, doces de maneira geral. Esses alimentos devem ser evitados no dia a dia, uma vez que são ricos em gorduras saturadas, aumentando o risco de doenças cardiovasculares. Assim, é importante que os níveis de LDL sejam mantidos abaixo de 130 mg/dL. 

Alimentos que aumentam o colesterol HDL (bom)

Abacate, azeite de oliva, amendoim, amêndoas, castanha, linhaça, semente de girassol, gergelim, salmão, atum, sardinha, etc. Esses alimentos são ricos em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, atuando como cardioprotetores e favorecendo o aumento do colesterol HDL. O consumo desses alimentos dentro de uma alimentação equilibrada e rica em fibras, juntamente com a prática de atividade física de forma regular, além de promover a melhora dos níveis de colesterol, também ajudam na perda de peso.

Seja a sua melhor versão!
Rafael Coelho

Pílulas

O perigo do cálculo renal não tratado

Cálculo renal

Cirurgia a laser é a mais indicada atualmente - Foto: Canva

Muitas pessoas têm cálculo renal e nem sabem, já que não apresentam sintomas. Mas quando ocorre um deslocamento das pedras pelo fluxo urinário, o paciente pode relatar dor intensa. Dimas Antunes, urologista e especialista em litíase renal, explica que infecção urinária recorrente, dores finas na região lombar e alterações na urina, por exemplo, são sinais importantes que merecem investigação. 

"Cálculos não tratados podem desencadear complicações, contribuindo, inclusive, para perda da função renal", diz.

Sobre o tratamento, o médico esclarece que as cirurgias a laser são as mais indicadas atualmente. Contudo, é preciso levar em consideração a localização, tamanho, idade do paciente e demais fatores.
 
Mesmo com tratamentos modernos, Dimas reforça que a prevenção é a melhor maneira de evitar o desconforto. 

"É importante investir em uma dieta equilibrada, atividade física regular e quantidade adequada de água. Ideal ingerir o suficiente para urinar 30 ml por quilo de peso", recomenda


Dimas Antunes

Dimas Antunes é urologista - Foto: Divulgação

Veja também

Amazon inicia pré-venda do Novo Echo Show 15 para casa inteligente. Veja cinco funções e preço
TECNOLOGIA

Amazon inicia pré-venda do Novo Echo Show 15 para casa inteligente. Veja cinco funções e preço

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País
ADVOGADOS

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País

Newsletter