A boa qualidade da alimentação coopera para uma vida mais saudável

Entenda como uma dieta balanceada melhora sua saúde

Coma mais vegetais - Canva

Atualmente, onde o ritmo acelerado muitas vezes nos leva a escolher opções alimentares rápidas e pouco saudáveis, a importância de uma dieta balanceada nunca foi tão evidente. Pesquisas mostram que uma alimentação adequada não apenas previne doenças, mas também melhora a qualidade de vida e o bem-estar.  A alimentação saudável é fundamental para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. Estudos revelam que dietas ricas em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras estão associadas a um menor risco de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardíacas. Além disso, uma dieta equilibrada contribui para a saúde mental, ajudando a reduzir os níveis de estresse e melhorar o humor. A ingestão adequada de nutrientes essenciais, como vitaminas e minerais, fortalece o sistema imunológico e promove a longevidade.

Descasque mais e desembrulhe menos
Pesquisadores da Universidade de Harvard destacam que uma dieta rica em antioxidantes e ácidos graxos ômega-3, presentes em alimentos como peixes, nozes e frutas vermelhas, diminui o risco de inflamações e melhora a função cognitiva. Uma dieta balanceada é um dos pilares para uma vida saudável e prolongada. Digo sempre para os meus pacientes: uma alimentação balanceada é um dos maiores investimentos que você pode fazer na sua saúde. Além de prevenir doenças, ela promove uma vida mais plena e feliz. Incorporar alimentos variados e naturais em sua dieta, planejar refeições com antecedência e evitar alimentos ultraprocessados são passos importantes para melhorar sua qualidade de vida. Investir em uma alimentação equilibrada não só promove a saúde física, mas também contribui para o bem-estar emocional e psicológico. A dica de ouro é: descasque mais e desembrulhe menos.

Dicas para uma alimentação saudável

Estilo de vida
O que você consome e como se alimenta refletem profundamente quem você é e como vive sua vida. A escolha dos alimentos que ingerimos não apenas molda nossa saúde física, mas também diz muito sobre nossas prioridades, valores e até mesmo nosso estado emocional. Optar por uma dieta rica em frutas, vegetais e grãos integrais revela um compromisso com o cuidado próprio e o bem-estar, enquanto escolhas alimentares pouco saudáveis sinalizam padrões de comportamento mais negativos. Nossas escolhas alimentares são, em muitos aspectos, um espelho de nossa vida cotidiana, das pressões que enfrentamos e dos valores que cultivamos, destacando como a nutrição está entrelaçada com nossa identidade e estilo de vida.

Seja a sua melhor versão
Saiba mais sobre o médico Rafael Coelho clicando AQUI


Série Viver é Raro

viver é raro

Foto: Divulgação

Com sete novos episódios, a série Viver é  Raro está disponível no Globoplay, inclusive para não assinantes, e mostra o cotidiano de pacientes e cuidadores depois do diagnóstico. Com realização da Casa Hunter e coprodução da Cinegroup e Vbrand, vai contar histórias novas e impactantes sobre sete brasileiros com patologias diversas e cada um deles dividirá, de forma única, a sua realidade e experiência pessoal, dos primeiros sintomas até o diagnóstico, o tratamento e as adaptações necessárias para o cotidiano. Existem cerca de 7 mil doenças raras catalogadas globalmente e, no Brasil, é estimado que mais de 13 milhões de pessoas convivam com uma dessas condições. Assim como na primeira temporada, o projeto da Casa Hunter tem o intuito de manter o debate das doenças raras em pauta e mostrar a importância de políticas públicas inclusivas e tratamentos adequados não só para os pacientes, mas também aos familiares e cuidadores em geral, que passam juntos pelos desafios da jornada do diagnóstico e acesso. 

Trailer da segunda temporada: https://www.youtube.com/watch?v=34mk6lGlPDY
Trailer da primeira temporada: https://www.youtube.com/watch?v=YqlJsFmaNJY

Female Meeting acontece no Recife

evento

Juliana Santiago é co-criadora do encontro  - Foto: Divulgação

O Female Meeting acontecerá nos próximos dias 30 e 31 no Grand Mercure Recife para debater assuntos importantes que envolvem o universo das pacientes de forma integrada e holística. Trata-se de um evento promovido pela Roche Farma Brasil e feito de mulheres para mulheres, exclusivamente para médicas. Será um momento para focar em duas doenças neuroimunológicas cuja maior incidência é, justamente, nesse público: Esclerose Múltipla e a Neuromielite Óptica, e os desafios que elas enfrentam nas áreas de vida profissional e pessoal. Além do impacto dessas doenças e como conciliá-las com os desafios do espectro feminino, como o planejamento familiar e o desejo da maternidade, amamentação, vida pessoal e, claro, a carreira. Com destaque para a presença da médica neurologista Kristen Krysko, especialista em esclerose múltipla e neuroimunologia do Hospital St. Michaels, em Toronto, e grandes nomes da saúde, como  Juliana Santiago (foto), uma das principais co-criadora do encontro, Milena Pitombeira e Maria Lucia Brito Ferreira.


FPS GYM - A direção da Faculdade Pernambucana de Saúde, na Imbiribeira, vai inaugurar, na próxima sexta-feira (30), o laboratório FPS GYM. O espaço tem 800m2 e 60 equipamentos de musculação, bike indoor, alongamento, além de “bancos livres” e salas multifuncionais.


CROSS TRAINING - No dia 14 de setembro de 2024, o Caruaru Shopping será palco do evento de cross training: o Haus Experience (HAUS_EXP). A organização fica por conta do Hausport, marca esportiva do Grupo Rotadomar. Mais informações sobre as inscrições, regulamento, standards e premiação podem ser encontradas no site oficial bit.ly/hausexperience2024 e no Instagram @hausday_.


ACADEMIA - A rede de academias SmartFit abriu unidade em Caruaru, desta vez no Shopping Difusora. O espaço é a maior do município com 1200 m².  O local escolhido, o Shopping Difusora, foi estratégico, por ficar no centro de Caruaru e nos arredores dos bairros mais nobres da cidade. A academia conta com salas exclusivas de aula coletiva, áreas de musculação e cardio, e também treinos de FitDance, Smart Cross e Body Combat. 


PSICOLOGIA - Ana Bock, presidente do Instituto Silvia Lane Psicologia e Compromisso Social, vai realizar conferência virtual, no próximo dia 28, às 19h, no auditório do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), na Imbiribeira. O tema abordado será “O compromisso social da Psicologia”, em que a especialista debate sobre os desafios da Psicologia na atualidade, para que sua atuação na sociedade seja ampliada e ela possa ser considerada democrática, ousada e acessível à população. O evento é aberto ao público. Inscrições: https://acesse.one/InscricaoMesPsicologo


LINFOMA - O linfoma é um dos dez tipos de câncer mais frequentes no País. Só em 2024, deverão ser registrados 15.120 casos da doença, cujo principal sinal inicial é o surgimento de caroços indolores em qualquer lugar do corpo, como pescoço, virilhas e axilas, que podem gerar um certo desconforto. Quando não tratado, o câncer pode progredir e causar febre sem motivo no fim do dia, suor noturno e perda de peso súbita. O acompanhamento médico regular favorece o diagnóstico precoce. A campanha Agosto Verde Claro é importante para conscientizar a população sobre este tipo de câncer no sangue. Nos últimos anos, arsenal terapêutico contra a doença tem aumentado nos últimos anos. O tratamento pode ser realizado com quimioterapia, imunoterapia, terapia-alvo radioterapia, transplante de células-tronco, cirurgia ou a terapia celular, conhecida como CAR-T- cel. “O médico escolherá a terapia mais adequada de acordo com o tipo e o subtipo do linfoma e seu estadiamento no organismo”, explica a hematologista Renata Lyrio, da Oncologia D’Or. 


INCENTIVO - A GIC Brasil, empresa em automação para o varejo alimentar, apoia a assessoria esportiva Tri Runners, fundada pelo triatleta Anderson Ferreira. A Tri Runners é uma equipe que se dedica a esportes de endurance, como corrida, ciclismo e natação. Essas modalidades exigem não apenas resistência física, mas também disciplina, foco e trabalho em equipe. Desde 2015, sob a liderança do CEO e também triatleta Ivan Fernandes, a GIC Brasil tem fornecido equipamentos de alta qualidade e uniformes personalizados, garantindo que os atletas tenham as melhores condições para alcançar seus objetivos. Em 2023, a companhia promoveu o treinamento de 12 funcionários para uma meia maratona, uma iniciativa que não apenas incentivou a prática de atividades físicas, mas também fortaleceu os laços de trabalho em equipe dentro da organização. 


Mês da gestante: especialista lembra da importância do parto normal

Folha PE   FOX

Natascha Fox é obstetra do Grupo MasterCore - Foto: Divulgação

Celebrado em agosto, o mês da gestante é uma oportunidade de lembrar os benefícios do parto normal. Afinal, ao planejar e se preparar para o nascimento do bebê, a grávida pode ter diversas dúvidas sobre qual a melhor forma de dar à luz. A obstetra Natascha Fox, do Grupo MaterCore, explica que por ser uma via natural e fisiológica, o parto normal é mais seguro e oferece inúmeras vantagens para a saúde da mãe e do bebê.
 
O primeiro e o mais famoso é o tempo de recuperação. 

“Temos um exemplo real, a princesa inglesa Kate, após seu terceiro parto, saiu andando do hospital em seis horas. Após um parto vaginal, a maioria das puérperas rapidamente se sentem aptas a realizar suas atividades e cuidados com o bebê. Já em uma cesárea, que envolve o corte de sete camadas do abdome, essa recuperação é mais lenta e, muitas vezes, dolorosa”, explica a obstetra.
 

O segundo que a gestante deve levar em consideração, especialmente porque a hemorragia pós-parto é a maior causa de mortalidade materna no mundo, é o risco de sangramento aumentado, que no parto vaginal é três vezes menor do que em uma cesariana. 

“Isso porque na cirurgia se corta o útero, o que prejudica o mecanismo desse órgão de contração e, consequente, parada do sangramento”, comenta Natascha.
 

O terceiro grande benefício do parto natural é o baixo risco de infecção, pois não há corte na pele ou manuseio da cavidade uterina, como acontece na cesárea. 

“É um processo fisiológico e sabemos que as bactérias da vagina são diferentes das bactérias da pele, portanto, a chance de a mulher ter uma infecção puerperal diminui drasticamente”, diz a médica.
 

O parto vaginal também é benéfico por conta dos hormônios que circulam durante o trabalho de parto e preparam a mama, que entende que o bebê está vindo e se prepara para a amamentação. Então a apojadura, que é o processo natural de iniciar a produção de leite materno após o parto, acontece mais cedo após um parto normal.
 
Por último, outro elemento que requer atenção se refere ao risco de trombose, que é muito menor após o parto vaginal, já que não há cortes uterinos e, consequentemente, sangramento aumentado. Além disso, depois de uma cesárea, a mulher precisa ficar deitada por pelo menos seis horas, por conta da anestesia, enquanto logo após o parto normal, ela pode se levantar, caminhar e fazer tudo normalmente.

@mater.core


"Saúde e Bem-estar" é atualizada toda segunda-feira no Portal Folha de Pernambuco
Colaboração: jornalista Jademilson Silva
[email protected]
@jademilsonsilva

 

Veja também

Prévia do PIB: índice de atividade econômica recua 0,4% em julho, informa Banco Central
ECONOMIA

Prévia do PIB: índice de atividade econômica recua 0,4% em julho, informa Banco Central

Produção industrial cai em 3 dos 15 locais pesquisados em julho ante junho, revela IBGE
INDÚSTRIA

Produção industrial cai em 3 dos 15 locais pesquisados em julho ante junho, revela IBGE

Newsletter