Logo Folha de Pernambuco

A verdade sobre bebida alcoólica e emagrecimento

Olá, leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar da Folha de Pernambuco

O processo de emagrecimento parte da existência de déficit calórico. Isto significa que, matematicamente, temos que gastar mais calorias do que ingerimos. E neste contexto, salientamos que o álcool contém calorias. Você sabe quanto 1g de álcool nos fornece de calorias?  Pois, ele nos fornece 7 kcal.

Mas se consideramos apenas a questão calórica do álcool para o emagrecimento estamos sendo limitados. O mais importante em relação ao uso do álcool durante a fase de emagrecimento que precisamos entender: quando estamos emagrecendo, gastamos calorias e ingerimos menores quantidades do que antes. Isso é proposital para que, naturalmente, você comece a utilizar as suas reservas energéticas para produção de energia.

Então se começa a utilizar o glicogênio muscular e hepático e quando estas reservas acabam, aí sim,  inicia a queima da gordura para produzir energia e assim emagrecer. Neste momento começa o problema: o álcool inibe essa fisiologia, ou seja, ele impede uma boa resposta a utilização destas reservas e não deixa o seu corpo produzir glicose por estas vias.

Assim, o risco de baixa produção de energia é alto, bem como da hipoglicemia, sendo esta  perigosa e pode ser fatal. Em se tratando de um paciente com obesidade e estiver fazendo algum tratamento, isso pode ser mais perigoso ainda, combinando vários fatores para um desfecho ruim.

O álcool atrasa o metabolismo, atrapalha a função funcional do fígado, além de aumentar as calorias ingeridas.

Então, não é apenas questão de contar calorias, mas de impedir que  o metabolismo evolua no sentido do emagrecimento aumentando ainda os riscos para eventos adversos.

Busque a sua melhor versão!


Pílulas

Volta ao trabalho - O médico do trabalho do SESI Saúde, Luiz Regueira, explica que o retorno dos diagnosticados com COVID-19 às atividades profissionais só deve ser liberado após a alta médica. “Quando o paciente passa até 15 dias afastado, é recomendável que ele fique três dias sem apresentar sintomas para estar apto a exercer as funções profissionais. Já nos casos mais graves em que o enfermo passa mais de 30 dias afastado é necessário estar assintomático, ter a alta previdenciária e realizar o exame ocupacional de retorno ao trabalho”, disse.

Volta das academias – Nesta segunda-feira, 20.07, as academias voltam a funcionar com protocolos de segurança e higienização contra o coronavírus.

Hepatites – Julho Amarelo é o mês da campanha de conscientização das hepatites virais. Um dos principais fatores de risco para o surgimento do câncer de fígado (hepatocarcinoma) é pela infecção pelos vírus da hepatite B e C. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer -INCA, o câncer das células hepáticas causa mais de 9700 mortes ao ano. “As hepatites virais acometem, sobretudo, o fígado, e por apresentarem poucos ou quase nenhum sintoma, quando não diagnosticadas de maneira precoce, podem acarretar complicações, muitas vezes levando à cirrose e ao câncer de fígado”, explica o cirurgião hepatobiliar, médico Fábio Moura, do Real Instituto de Cirurgia Oncológica.

Palavra do Especialista

O que é Coordenação Motora Fina?

“É preciso dar a demanda para que o movimento ocorra e por isso o ‘fazer’ é a chave desse processo” – Ada Salvetti

A coordenação motora fina é uma habilidade relacionada à capacidade de músculos pequenos produzirem, com eficácia, movimentos delicados e precisos, integrando o comando (exercido pelo cérebro) com as unidades motoras. São utilizados em muitas atividades do cotidiano, sendo bastante requisitados na manipulação de objetos.

Existem inúmeras “tarefas” que auxiliam no treino da coordenação motora fina (separar grãos, utilizar tesoura em diversas direções, cobrir linhas, etc).

Mas sabe o que ajuda mesmo?

É prestar atenção em tudo o que você faz no seu dia-a-dia e que se necessita de coordenação motora fina, considerando o que é significativo e o que lhe dá prazer. Não há mágica! É preciso dar a demanda para que o movimento ocorra e por isso o “fazer” é a chave desse processo.

Você gosta de escrever? Então escreva uma carta pra alguém. Experimente fazê-la numa folha sem linhas e tente organizar as palavras de forma que fiquem alinhadas.

Gosta de jogar damas? Coloque as peças em uma das mãos (o máximo que conseguir e que lhe permita o movimento) e coloque uma a uma no tabuleiro, pretas de um lado e brancas do outro utilizando apenas a mão que está com as peças.

A cozinha é algo que lhe agrada?! Pense numa receita que você possa utilizar os dedos com maestria (enrolar brigadeiros e salgadinho de queijo; decorar um bolo; fazer biscoitos).

Ou será que você gosta de costurar? Bordar? Quem sabe as artes são suas atividades prediletas, como pintar e moldar. Todas elas exigem muita coordenação motora fina. E se isso lhe faz bem? Vamos praticar!

É importante destacar que o Terapeuta Ocupacional é o profissional responsável por avaliar e treinar as atividades do cotidiano.

Ada Salvetti é Terapeuta Ocupacional do Serviço de Geriatria e Reabilitação - Sergere
CREFITO/PE: 10342-TO

@sergere.recife 

Veja também

Grupo francês que é dono do açúcar Guarani no Brasil vai a redes sociais para criticar UE-Mercosul
TEREOS

Grupo francês que é dono do açúcar Guarani no Brasil vai a redes sociais para criticar UE-Mercosul

Toto volta a SP após 17 anos com show memorável que vai de "Africa" a "Hakuna Matata"
Música

Toto volta a SP após 17 anos com show memorável que vai de "Africa" a "Hakuna Matata"

Newsletter