Logo Folha de Pernambuco

Alimentos que ajudam a aliviar os sintomas da depressão

Rafael Coelho, e-mail: [email protected] | Instagram: @rafaelcoelhomed | Facebook: /rafaelcoelho | - divulgação

Olá leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar

Estamos no mês do Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio. A depressão pode ser um fator de risco para o suicídio. Segundo o Ministério da Saúde, 24 milhões de pessoas sofrem com a doença na América latina. O nosso corpo produz serotonina, um neurotransmissor, que oferece ao nosso cérebro a sensação de bem-estar e melhora do humor.

Vamos conferir alimentos que ajudam na formação da serotonina? Só esclarecendo que a medicação não deve ser excluída, caso tenha sido passada por um psiquiatra, bem como a terapia, do psicólogo, para que está com algum distúrbio emocional.


1. A melancia, o abacate, o limão, mamão, tangerina – contém a substância triptofano, percussor da serotonina, regulando o humor. Recomendamos de 3 a 5 frutas por dia.

2. Iogurte – fonte de cálcio, diminui a irritabilidade

3. Maça e Laranja – ricas em ácido fólico, sendo importante para controle de quadro de depressão. A laranja tem vitamina C, melhora o sistema nervoso, a fadiga e o estresse.

4. Castanha-do-Pará, nozes e amêndoas – fontes de selênio, um poderoso antioxidante, colaborando com a redução dos sintomas da depressão.

5. Banana e Abacate – tem carboidrato, magnésio, potássio e vitamina B6, produzindo energia e diminuem a ansiedade.

6. Ovo – fonte de tiamina e a niacina (do complexo B), bom humor em alta.

7. Aveia – alimento fibroso, bom para o intestino, combatendo a ansiedade e depressão.

95% dos nossos neurotransmissores são produzidos no organismo, portanto, vamos cuidar bem desse órgão tão importante para a nossa saúde mental.

Busque sempre a sua melhor versão. Siga-me nas redes sociais e fique sempre atualizado com informações sobre saúde e bem-estar. Obrigado e até o próximo encontro

*Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico.

Pautas para Jademilson Silva – Jornalista - DRT: 3468 Email: [email protected]

Pílulas

Utilização de contraste em uso de exames de imagens em grávidas e na amamentação

A passagem de contraste pela placenta em gestantes e para o leite em mulheres na lactação já foi demonstrada; de modo que de maneira geral, recomenda-se a não utilização dos meios de contraste nestas situações. Ele somente deve ser utilizado quando a informação necessária não pode ser adquirida por outros exames; casos em que o exame altera o tratamento da paciente durante a gravidez e se não for prudente esperar até o final da gestação para o diagnóstico. Nestes casos a dose para gestantes deve ser a metade da habitual, informa o médico Lúcio Maranhão Neto, do Laboratório Lucilo Maranhão Diagnóstico.

Vamos conversar sobre demência?

A Associação Brasileira de Alzheimer - Regional Pernambuco (ABRAz-PE) preparou a edição Setembro 2019 para o Mês Mundial da Doença de Alzheimer e o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, 21 de setembro, com uma programação destinada a sensibilizar e conscientizar a população, entidades públicas e privadas de saúde, assim como profissionais das mais diversas áreas. Informações com Cleonice Albuquerque, presidente da entidade: (81) 9 9945-4344

Bula

Dermatologista elenca cuidados para uma pele saudável no verão

Pele bonita, viçosa, sem marcas e saudável. Esses são os desejos quase que unânimes entre as mulheres. Cuidar da cútis é parte de uma rotina diária de beleza e de saúde e para garantir a pele perfeita, o cuidado deve ser interno e externo. Além de loções e tratamentos, é preciso ter alimentação adequada e se hidratar muito.:

- Usar protetor solar sempre e em qualquer época do ano. No verão o uso deve ser intensificado.

- Hidratação é fundamental para nossa pele. A orientação é ingerir bastante líquido. Além disso, hidratantes faciais adequados a cada tipo de pele também são bem vindos.

- Limpeza adequada. Após a retirada de toda maquiagem, é indicado o uso do sabonete para limpeza facial. Os sabonetes também devem ser adequados para cada tipo de pele.

- Iniciar uso de produtos anti-idade já a partir dos 25 anos. Os cuidados para retardar os sinais de envelhecimento devem começar cedo. É importante que você pergunte ao dermatologista os cuidados adequados para cada faixa etária, de acordo com o objetivo, disponibilidade de tempo e tipo de pele.

- Evitar tabagismo, pois aumenta produção de radicais livres, acelerando o envelhecimento.

- Existem produtos específicos para peles seca, oleosa, mista e também para peles sensíveis. Por isso, é importante a ida ao dermatologista para entender qual o tipo da sua pele.

Dra. Patrícia Guimarães é médica dermatologista da clínica Real Derma no Hospital Português do Recife

Veja também

Virginia Fonseca aparece de surpresa na festa de 15 anos de filha do motorista da família
CELEBRIDADES

Virginia Fonseca aparece de surpresa na festa de 15 anos de filha do motorista da família

Comerciais da Coca-Cola gerados por IA são alvo de críticas: "arruinaram o Natal"; assista
MARCA

Comerciais da Coca-Cola gerados por IA são alvo de críticas: "arruinaram o Natal"; assista

Newsletter