Logo Folha de Pernambuco

Anemia deve ser cuidada

Rafael Coelho, e-mail: [email protected] | Instagram: @drrafaelcoelho | Facebook: /rafaelcoelho - Folha de Pernambuco

Olá leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar. A anemia é uma deficiência que afeta negativamente a produção de hemoglobina (substância presente nos glóbulos vermelhos do sangue). Os sinais e sintomas da Anemia por carência de ferro são inespecíficos, necessitando-se de exames de sangue para que seja confirmado o diagnóstico de Anemia por falta de ferro. Os principais sinais e sintomas da Anemia por carência de ferro são:

- Fadiga generalizada
- Anorexia (falta de apetite)
- Palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas)
- Menor disposição para o trabalho
- Dificuldade de aprendizagem nas crianças
- Apatia (crianças muito “paradas”)

O ferro é um nutriente importante para a vida e atua principalmente na formação de células vermelhas do sangue, no transporte do oxigênio no organismo e também está envolvido na função imunológica e no desenvolvimento intelectual das crianças. A deficiência de ferro é um problema que atinge países desenvolvidos e em desenvolvimento. Os principais afetados pela deficiência de ferro são crianças, mulheres em idade fértil e gestantes.

No Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS), a prevalência de anemia observada entre crianças menores de cinco anos é de 20,9%, sendo de 24,1% em crianças menores de dois anos. Em mulheres em idade fértil a prevalência de anemia observada foi de 29,4%. Em termos globais, de acordo com estimativa realizada na última década pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a carência de ferro afetava 1,62 bilhões de pessoas.

Pílulas
Campanha de vacinação contra a raiva segue em Caruaru

A Unidade de Controle de Zoonoses, pertencente à Secretaria de Saúde de Caruaru, continua vacinando os cães e gatos na pós-campanha na Zona Rural. Para as pessoas que não puderam vacinar seus animais, na zona urbana do município, uma equipe está disponível para atender os mesmos no estacionamento da Secretaria de Saúde (localizado por trás do prédio principal da Avenida Vera Cruz, 654 – São Francisco). A vacinação é gratuita e protege os animais contra a doença

Campanha de vacinação contra a raiva segue em Caruaru

Campanha de vacinação contra a raiva segue em Caruaru - Crédito: Divulgação


Estágio para estudantes de enfermagem

A Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevs), lança edital para seleção pública simplificada de estagiários para a Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar. Podem se inscrever estudantes do curso de enfermagem que estão cursando ou concluíram o 7º período e fizeram a disciplina de Epidemiologia. A inscrição ocorre de forma presencial, na sede da SES (Rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519, bairro do Bongi), das 8h30 às 12h, nos dias 22, 23, 25, 26 e 29 de outubro de 2018.

Dose de Saúde
Graviola faz parte do cardápio de nutricionista

Minha dose de saúde diária é garantida pela constante manutenção da reeducação de hábitos, na qual sempre procuro acordar cedo, ingerir um chá termogênico e antioxidante antes de um relaxante aeróbico na praia de boa viagem, sob o sol das 5:30 h da manhã. Durante minha rotina de atendimentos em consultório, sempre prezo por uma pequena pausa, entre as consultas, para me permitir uma adequada ingesta de frutas riquíssimas em compostos antioxidantes, raízes e proteínas de boa qualidade. Em um outro momento do dia realizo musculação, de pós-treino tomo um espetacular banho gelado e revigorante, e então torno a minha querida rotina de atendimentos. Passado o expediente, já em regresso a minha residência, conecto ao som do carro a minha playlist predileta e sigo ao meu destino final do dia. Para conferir sempre um sono tranquilo e de boa qualidade aprecio muito a ingesta do maracujá, kiwi ou de uma apetitosa graviola docinha. Guilherme Chateaubriand é nutricionista - CRN6: 21527/PE

Nutricionista Guilherme Chateubriand

Nutricionista Guilherme Chateubriand - Crédito: Henrique Pimentel


O bem faz bem
Projeto Teleton busca doadores

Pelo site: www.teleton.org.br, a população já pode fazer a sua doação para o Projeto Teleton. Participe!

Bula 
A importância da periodização do treinamento físico

Deparamos-nos com um cenário em que as pessoas buscam cada vez mais melhorar sua qualidade de vida por meio de informações na internet. Neste aspecto, alerto sempre: se você se preocupa de verdade com a sua saúde, especialmente a longo prazo, tenha cuidado com os seus atos no presente. A internet nos disponibiliza bons recursos gerais que possibilitamos leigos informarem-se com dicas de exercícios, porém é impossível prestar dados sobre a individualização, isto é, os exercícios ideais para cada pessoa. Cada pessoa, em seu momento presente, requer um treino especifico para ser seguido e atender a todas as suas especificidades, como exemplo, objetivos, patologias e preparo físico. Para que um indivíduo execute um treino, anteriormente deve haver análise maximalista a fim de evitar erros que causem males imediatos ou futuros. A “periodização de treinos” é a divisão associada a cada tipo de indivíduo e metodologia. A anamnese junto com a sua avaliação física previa podemos examinar quais reais caminhos a seguir nas prescrições do treino. Ao pensar que cada pessoa tem suas respectivas limitações ou observações com seus objetivos pessoais, a periodização encaixa exatamente na especificidade de cada um, buscando assim as origens ideais para a pessoa evoluir com os seus treinamentos. Deixo com esse texto o seguinte legado, antes de executar um treino, ou até mesmo buscar na internet o “treino ideal para...” busca a origem do autor para saber se realmente existe segurança naquela informação, seu futuro agradece junto com o seu bem-estar físico. Prof. Sandro Dias é Consultor Fitness.

Newsletter