Carne de suíno é proteica e rica em vitamina B
Olá, leitores da coluna Saúde e Bem-estar da Folha de Pernambuco
Segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil está entre os 4 maiores produtores de carne suína do mundo. Mesmo assim, ela ainda não é a carne com boa participação no cardápio dos brasileiros, feito o frango e o boi, porém, é a proteína animal que mais cresce na produção nacional, revela o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com dados referentes ao ano de 2020. A carne suína é uma excelente fonte proteica e de vitamina B, alguns cortes têm baixas calorias e a questão do aumento do colesterol vai depender do modo de preparo. Assim, como outras carnes e demais alimentos, o suíno deve passar antes do consumo por todos os cuidados higiênicos e de limpeza. O suíno é uma forma melhorada, geneticamente e nutricionalmente, do porco rústico. O suíno se alimenta de ração especial e vive em ambiente limpo, já o porco consome resto de comida, a chamada lavagem, e vive em lugar inóspito.
Existem muitas explicações para essa carne ter certa rejeição, desde a possibilidade de contaminação com ovos e larvas de vermes e a relação ao aumento do colesterol. Porém, o estigma não é verdade, desde que a higienização da carne seja mantida, a começar pela produção, passando pelo armazenamento até a preparação. Sobre o colesterol, alguns cortes da carne lideram o ranking quando o assunto é menos colesterol. O lombo suíno está empatado com o filé-mignon bovino, por exemplo, ambos apresentam 55 mg de colesterol a cada 100 gramas de carne. A bisteca suína apresenta 164 kcal a cada 100 gramas do alimento, porém, quando frita com óleo chega a 311 kcal. Ou seja, devemos levar em consideração a parte do suíno e o seu modo de preparação.
Alguns benefícios da carne suína:
- Rica em vitaminas do complexo B, como a tiamina (B1), a niacina (B3) e biotina, mais ainda do que a carne de boi.
- Rica em aminoácidos como leucina, que participam do processo de construção muscular.
- Rica em zinco, ferro e vitamina B12, o que previne alguns tipos de anemia.
Suíno é uma forma melhorada, tanto genética como nutricionalmente do porco rústico. A sua carne é mais saborosa e saudável, pois, o suíno só come ração e tem menos banha. O porco é encontrado em sítios e quintais de casa, e a alimentação é basicamente feita por resto de comidas, a chamada popular lavagem.
Seja a sua melhor versão
SAÚDE EM PÍLULAS
Covid-19 e testículos - De acordo com um estudo desenvolvido na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em São Paulo, o vírus da Covid-19 também pode afetar o sistema reprodutor masculino. A pesquisa, recém publicada na Revista Científica Andrologia, mostrou casos de pacientes de 18 a 55 anos, com sintomas leves e moderados, mas que apresentaram epididimite, uma inflamação que acomete o canal localizado na parte interna do saco escrotal, chamado de epidídimo. Para o urologista e especialista em fertilidade masculina, Filipe Tenório, já era conhecida a possibilidade do novo coronavírus causar danos aos testículos, em decorrência das altas temperaturas registradas durante a febre, considerada um dos sintomas mais comuns da doença. No entanto, a inflamação no compartimento responsável pelo armazenamento de espermatozoides é algo novo. “Foram identificados pequenos abscessos no epidídimo, e também pequenas alterações na estrutura dele. Porém, ainda não sabemos se essas alterações são capazes de causar danos permanentes ou infertilidade”, pontuou o médico.
Parceria – A startup pernambucana, Star2up, desenvolvedora do aplicativo de pesquisa de medicamentos em farmácias de bairro e populares, chamado MedAlerta, está recrutando estabelecimentos parceiros para cadastro na plataforma. Informações: www.medalerta.com.br
Família luta por remédio mais caro do mundo
Pequeno Heitor precisa do remédio antes de completar 2 anos - Foto: Divulgação
A família do pequeno Heitor Moreira Melo, de 1 ano, luta na justiça pelo remédio que pode salvar a vida do bebê. Ele tem AME, atrofia muscular espinhal, e precisa do Zolgensma, medicamento mais caro do mundo, com um custo de R$ 12 milhões. O processo na justiça está parado, mas enquanto isso, o tempo do menino se esgota, pois, a dose do remédio só pode ser aplicada até os dois anos de idade. Por isso, a família pede ajuda para completar o valor, por meio de doações e ações solidárias. Até o momento, eles contam com cerca de R$ 3 milhões e o caminho ainda é longo. Conheça a história do bebê e como ajudar em: @ameheitormoreira
OPINIÃO – PALAVRA DO ESPECIALISTA
Câncer de mama: pacientes oncológicos devem se vacinar contra o coronavírus
Márcia Pedrosa: “vacinação é um direito inalienável das pacientes previsto no Princípio Constitucional da Dignidade da Pessoa Humana” - Foto: Divulgação
Com o início da vacinação contra o Covid-19 em pacientes com comorbidades, em Pernambuco, as mulheres com câncer de mama que estão em tratamento quimioterápico ou radioterápico ou que o realizaram há menos de seis meses, já podem agendar sua vacinação. Com isso, a Sociedade Brasileira de Mastologia vem se posicionar junto ao público em geral e aos órgãos competentes em particular, que as pacientes oncológicas, em especial as que se encontram em tratamento de câncer de mama ou mesmo as que já terminaram o seu ciclo, podem e devem ser vacinadas, não havendo qualquer contraindicação. É importante ressaltar que ser vacinada é um direito inalienável dessas pacientes previsto no Princípio Constitucional da Dignidade da Pessoa Humana. A declaração médica para a vacinação pode ser feita pela sua mastologista, oncologista ou pelo seu radioterapeuta. De modo, que não atrase o agendamento ou a vacinação. E esperamos ansiosos para que a vacinação seja para todas as pacientes com diagnóstico de câncer de mama, independente do tempo do tratamento. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que todas as pacientes se vacinem e se coloca à disposição de toda a população, assim como do Ministério da Saúde e de quaisquer outros órgãos ligados direta ou indiretamente ao Sistema de Saúde e, em especial, ao processo de vacinação, para esclarecer e contribuir no que for necessário.
Marcia Pedrosa é médica mastologista do Memorial Oncologia e preceptora da residência médica do Imip
CRM/PE: 19897
@dramarciapedrosa