Castanha-do-Pará: boa para a hora do lanche
Olá, leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar
Você é adepto de comer castanhas na hora do lanche? Quando bate a fominha você sempre tem aquele pote de castanhas com você? Se a reposta for sim, você está de parabéns. Caso seja negativa, você precisa mudar seus conceitos. Eu separei este artigo para falar de uma castanha específica: do Pará. Confira as propriedades nutritivas dessa oleaginosa.
A chamada Castanha-do-Pará ou Castanha-do-Brasil é uma semente do mesmo grupo das nozes e amêndoas. Muito rica em gorduras boas e minerais, além de antioxidantes. Pensou na Castanha-do-Pará e vem a mente o mineral selênio, um antioxidante natural e essencial para uma saúde integral. Excelente semente com potente ação da vitamina E, protege a condição cardiovascular, da memória, fortalece o sistema imunológico e ativa o metabolismo da tireóide.
Consuma de 1 a 2 Castanhas-do-Pará por dia. Procure um médico de performance ou nutricionista para orientar você no consumo correto. Então, sinta-se lisonjeado quando você for conhecido por consumidor de castanhas: a sua saúde agradece.
E finalizo com os dados desta pesquisa:
Uma pesquisa feita pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo mostrou que o consumo diário de Castanha-do-Pará ajuda a preservar o cérebro de danos oxidativos relacionados com a idade.
No estudo, homens e mulheres idosos, 20 no total, que apresentavam deficiência de selênio e comprometimento cognitivo leve (CCL), foram divididos em 2 grupos: dos que comeram uma castanha diariamente e daqueles que não fizeram o consumo da mesma. Todos os participantes foram submetidos a uma análise neuropsicológica, antes e ao final do estudo. Após um período de 6 meses, os voluntários que consumiram as sementes, não apresentaram mais deficiência do mineral e também tiveram melhora da função cognitiva.
Vai uma castanha no lanche?
Busque sempre a sua melhor versão. Siga-me nas redes sociais e fique sempre atualizado com informações sobre saúde e bem-estar. Obrigado e até o próximo encontro
Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico. Pautas para Jademilson Silva – Jornalista - DRT: 3468 Email: [email protected]
*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo da coluna.